Goiás

O mundo chega em casa pelas ondas do rádio em vozes, cantos e bips

Publicado

em


O ano de 2020 ficará marcado como “o ano que o mundo parou”, visto que a chegada e expansão da Covid-19 obrigou as pessoas a isolarem-se em casa, numa situação que, apesar dos paralelos, em muito superou a famosa “Gripe de 1918”. Uma tecnologia que naquele tempo vinha engatinhando, nos 100 anos seguintes cresceu, tornou-se uma das mídias mais importantes da humanidade (e para além dela, já que seus sinais estão em todo o sistema solar) e está presente, com várias roupagens, no cotidiano de praticamente toda a população mundial.

O rádio pode não ser o mesmo dos idos do Século XX, quando ainda era uma grande novidade, mas ele tem um papel importante, nas grandes cidades, nos campos e áreas isoladas do mundo, trazendo todo tipo de entretenimento e informação. Saíram os equipamentos complicados e extremamente frágeis, com ajustes difíceis, apareceram as transmissões on-demand (podcast, você está entre nós!), os aparelhos portáteis e multifunção (olá, smartphone!).

Primórdios do rádio

O rádio, assim como muitas tecnologias, não pode ser atribuído a um só pai (ou mãe). Na verdade até mesmo a “data de nascimento” é um pouco confusa, visto que foi necessário o desenvolvimento de várias novas técnicas e materiais para que esse aparelho funcionasse. O Século XIX foi um período muito fecundo para essas descobertas e, na década de 1880, transmitir voz a distância não era bem um segredo. Linhas de telefone e telégrafo já estavam presentes pelo mundo todo. Existiam até mesmo serviços de “assinatura de notícias” que eram transmitidas via equipamentos telefônicos na Europa Central. A descrição das ondas eletromagnéticas por James Maxwell (dec. 1870) e sua comprovação por Heinrich Hertz (1888) possibilitaram o início do desenvolvimento de equipamentos para transmitir a voz humana sem fios.

A criação desses equipamentos de transmissão e de recepção são atribuídos a Guillermo Marconi, um inventor e industrial italiano que mostrou a transmissão sem fios em 1896. Contudo, Nikola Tesla e Roberto Landell de Moura (respectivamente nos EUA e no Brasil) conseguiram desenvolver tecnologias semelhantes anos antes, assim como muitos outros inventores em diversas partes do mundo nos anos finais do Século XIX e iniciais do Século XX.

A polêmica da paternidade do rádio entre Tesla e Marconi dá-se pois o italiano utilizou-se de muitas patentes de Tesla para desenvolver seu sistema de transmissão. Junta-se a isso que transmissões de voz (como as que Landell fez em São Paulo antes de 1900) precisaram do desenvolvimento de tecnologias que ainda não estavam consolidadas, o que apenas se dá a partir de 1906.

Diferente do telefone que permite que o equipamento seja um emissor e um receptor ao mesmo tempo, no rádio essas duas partes (receptor e transmissor) são equipamentos distintos. Usando a tecnologia criada a partir dos conceitos de Maxwell e Hertz, um mesmo aparelho poderia conectar-se a diversos transmissores e cada transmissor podia ligar-se a vários receptores ao mesmo tempo. Os pioneiros que o viram como uma evolução do telegráfo ou mesmo do telefone entendiam isso como um problema, pois qualquer equipamento sintonizado na frequência do emissor poderia ouvir a conversa. Mas aquilo que era um problema tornou-se um diferencial, pois possibilitava que transmissões públicas pudessem ser disponibilizadas para multidões em várias localidades apenas pelo girar de um botão.

Por que 13 /02?

Assim o rádio vai deixando de ser uma curiosidade científica para tornar-se uma atividade de passatempo, com milhares de pessoas transmitindo e ouvindo emissões caseiras, especialmente na Europa e na América do Norte. O uso prático se dava como “telegrafo sem fio” para embarcações em alto-mar. Foi a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que mudou esse panorama dramaticamente, sendo o rádio usado como instrumento de comunicação militar e depois dela, o serviço de rádio tornou-se popular. Exemplo disso é que a BBC (British Broadcasting Corporation) foi fundada em 1922, tornando-se posteriormente um importante e popular meio de comunicação na Inglaterra e mesmo mundial.

O rádio torna-se uma febre. As transmissões começam oficialmente e regularmente em vários países desde então: URSS tem sua primeira transmissão radiofônica em 1921, os EUA em 1920 têm sua primeira rádio comercial, na Argentina, as transmissões regulares começam em 1920 e no Brasil em 1923. O uso do rádio como instrumento de diversão, informação e propaganda espalhou-se e foi capital durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945) na Europa e na Ásia.

A reorganização política que veio com o fim da guerra possibilitou o surgimento da ONU (Organização das Nações Unidas), que também viu no rádio um importante instrumento de difusão de ideias e conhecimento, fosse para público em geral, fosse nas zonas onde a ONU intervia. Assim surgiu a Rádio ONU em 13 de fevereiro de 1943 e em 2010 foi criado o “dia mundial do rádio” em homenagem não só ao serviço de rádio como a todos os profissionais que envolvem-se com esse meio de difusão de cultura e conhecimento.

Fonte: ABC Digital- GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA