Distrito Federal

No fim de semana de aniversário da Lei Seca, 301 motoristas alcoolizados

Publicado

em


 No  fim de semana em que foi comemorado o aniversário da Lei Seca, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em ações conjuntas com a Polícia Militar, flagrou 301 condutores dirigindo após o consumo de bebida alcoólica. As equipes de fiscalização de trânsito também registraram 521 autuações por falta do cinto de segurança e 398 por estacionamento irregular. Além disso, foram flagrados 371 condutores utilizando ou manuseando o telefone celular ao volante e 90 motoristas inabilitados.

Haxixi, maconha e cocaína: dez quilos de drogas apreendidas no sábado (19) | Foto: Divulgação/Detran – DF

Ocorrências

No último sábado (19), um condutor fugiu de uma blitz do Detran-DF, realizada no Jardim Botânico. Durante a fuga, o motorista bateu em uma viatura do Departamento e, após o acidente, fugiu a pé. Dentro do veículo, foi encontrada uma mochila com cerca de 10kg de drogas. Havia maconha, haxixe e cocaína.  O condutor já tinha passagem por tráfico de drogas.

Já durante fiscalização de trânsito realizada em Taguatinga, um mesmo indivíduo foi flagrado duas vezes dirigindo alcoolizado. No primeiro flagrante, na avenida Elmo Serejo, na altura da rodoviária, o proprietário de um Toyota Hilux foi autuado e liberado, pois apresentou um condutor habilitado e que não havia ingerido bebida alcoólica, conforme atestado pelo etilômetro. Mas cerca de 30 minutos depois, enquanto os agentes do Detran prestavam atendimento a um acidente de trânsito, em Taguatinga Centro, novamente se depararam com o mesmo motorista. Na segunda abordagem, ele foi autuado por reincidência e teve o veículo removido. De acordo com o parágrafo único do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em caso de reincidência a multa é aplicada em dobro, totalizando R$ 5.869,40.

Ainda na mesma operação, as equipes do Detran recuperaram um veículo roubado.

E no Recanto das Emas, em apoio a uma equipe do Gtop, da Polícia Militar, foi apreendido um veículo Corsa 98/99 com a placa clonada. O condutor foi preso por receptação.

*Dados preliminares.

*Com informações do Detran-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA