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Mutirão vacina moradores da área rural Café sem Troco

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A Secretaria de Saúde realizou, nesta quinta-feira (29), um mutirão de vacinação contra a covid-19 na área rural do Paranoá conhecida como Café Sem Troco. A ação ocorreu ao longo de todo o dia, das 9h às 17h. Foram disponibilizadas 700 doses, sendo 500 da AstraZeneca e 200 da CoronaVac (para aplicação em gestantes e pessoas com comorbidades). O mutirão foi feito na Escola Classe Café sem Troco.

Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
O objetivo principal da vacinação na área rural é facilitar o acesso dessa população aos imunizantes. Os moradores foram informados do mutirão por carros de som e redes sociais, entre outros meios | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

“Muita gente da zona rural ainda não tinha se vacinado, mesmo com a vacina disponível para sua idade. Essa é uma área de grande vulnerabilidade social, são muitas pessoas desempregadas, que participam de programas sociais e não têm condições financeiras de ir até a área urbana se vacinar”, explica Isabella Peixoto, gerente de serviços da Atenção Primária 2, responsável pelas UBSs 2, 4, 5, 6, 7 e 8 do Paranoá.

De acordo com ela, o objetivo principal da vacinação contra a covid-19 na área rural é facilitar o acesso dessa população vulnerável e, dependendo da demanda, a intenção é fazer novas ações assim que chegarem mais doses no Distrito Federal. “São pessoas que moram longe de tudo. Daqui do Café sem Troco até o Paranoá ou São Sebastião são cerca de 80km. Então, trazer a vacina até esses moradores é de extrema importância para proteger essa população contra o coronavírus”, afirma.

Rocxnayde Rodrigues, 36 anos, chegou às 4h20 na escola para aguardar o início da vacinação: “Preferi vir logo. Perdi conhecidos para a covid-19 e estava ansiosa para me vacinar. Agora, fico um pouco mais tranquila”

A população foi informada do mutirão por meio de carros de som, alertas em grupos comunitários, pelos servidores e redes sociais, com apoio da associação comunitária dos moradores. A fila começou a se formar por volta das quatro da manhã.

Foi o caso de Rocxnayde Rodrigues, 36 anos, moradora do Cariru, localidade nos arredores do Café sem Troco. Ela chegou às 4h20 na escola para aguardar o início da vacinação. “Fiquei com medo de não conseguir uma das doses e preferi vir logo, esperar aqui mesmo. Perdi conhecidos para a covid-19 e, por isso, estava tão ansiosa para me vacinar. Agora, fico um pouco mais tranquila”, relata.

Para Eilane Neves, 38 anos, moradora da localidade Quebrada dos Neres, o frio não a impediu de chegar cedo ao local para se vacinar. “Cheguei às 4h40, mas esse já um horário habitual da gente acordar aqui. Estou muito feliz com a vacina, pois somente com ela existe a possibilidade de vivermos um novo normal”, avalia.

O autônomo Edis Soares, 36 anos, disse que estava muito empolgado com a vacina, pois trabalha diretamente com o público e fica com medo de contrair o vírus e acabar contaminando os filhos e familiares. “A vacina traz alívio, mas não podemos deixar de continuar com os cuidados diários, pois conheço pessoas que morreram após terem tomado as duas doses. A vacina está aqui, mas a população precisa continuar usando máscara e se prevenindo”, conclui.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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