Cidades

Mutirão terá 2 mil consultas e exames oftalmológicos

Publicado

em


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), irá oferecer ações de saúde durante a 3ª edição do Mutirão Governo de Goiás nos dias 11, 12 e 13 de março. A estrutura estará montada no estacionamento do Shopping Portal Sul, em Goiânia, com atendimentos na sexta-feira (11), das 12 às 17 horas, no sábado (12), das 7 às 16 horas, e no domingo (13), das 7 às 12 horas. Com a iniciativa, a gestão estadual facilita o acesso da população aos serviços públicos

Consultas e exames oftalmológicos estão entre os principais serviços estaduais na área da saúde disponíveis durante o evento. Para realizar os procedimentos serão distribuídas 2 mil senhas, ao longo dos três dias. Para a oftalmologia haverá oito consultórios, sendo seis na estrutura física e dois no ônibus da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), instituição parceira da SES-GO.

Os exames oferecidos serão de autorrefração e de tonometria. Caso os resultados indiquem a necessidade de algum procedimento, o paciente já será regulado para atendimento. Também haverá ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia para aqueles que aguardam os testes. As pessoas já sairão com os laudos em mãos.

“Estamos chegando à terceira edição do Mutirão, que é o Estado indo à comunidade para atender as pessoas que dependem das ações diretas do governo”, explica o governador Ronaldo Caiado. “É uma soma de serviços jamais vista. Podem ter certeza de que vamos continuar. Goiás precisa do apoio nesses serviços e nós daremos isso no sentido de ajudarmos as pessoas. Essa é a grande ação do nosso governo, chegar até as pessoas”, destaca.

Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, irá ocorrer vacinação contra a Covid-19 durante o evento. Estarão disponíveis primeira e segunda doses para crianças maiores de 5 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. O alerta do Estado é para que as pessoas aproveitem a iniciativa para atualizar o cartão de vacina contra a doença, incluindo o reforço para quem já completou o intervalo preconizado.

Durante o evento também será oferecido teste para Covid-19, com resultado liberado em cerca de 20 minutos. Uma equipe levará orientações sobre dengue, buscando conscientizar para o combate ao mosquito transmissor da doença. Para quem quiser fazer uma boa ação e doar sangue ou fazer cadastro para ser doador de medula óssea, a unidade móvel (ônibus) do Hemocentro de Goiás também estará disponível no local.

Serviço:
Assunto: Governo de Goiás leva serviços de saúde para 3ª edição do Mutirão com 2 mil vagas para consultas e exames oftalmológicos
Quando: Sexta-feira (11/03), das 12 às 17 horas; sábado (12/03), das 7 às 16 horas; e domingo (13/03), das 7 às 12 horas
Onde: Estacionamento do Shopping Portal Sul, GO-040, na região Sudoeste de Goiânia (GO)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA