Distrito Federal

Mutirão de melhorias para comemorar os 50 anos de Ceilândia

Publicado

em


Em função da pandemia, Ceilândia está recebendo uma série de melhorias ao invés de eventos | Foto: Divulgação/RA Ceilândia

Na semana em que é comemorado o aniversário de 50 anos de Ceilândia, a cidade recebe o mutirão de melhorias com a realização da operação Buraco Zero, limpeza de terrenos públicos, poda de árvores, desobstrução de bocas de lobo e recuperação de estradas rurais.

Nesta segunda-feira (22), equipes da Administração de Ceilândia, em parceria com a Novacap e o GDF Presente, atuaram em diversas frentes de trabalho. Foram utilizadas cerca de 12 toneladas de massa asfáltica em ruas e avenidas da região, além da retirada de mais de 86 toneladas de lixo e entulho da cidade.

Nosso presente para Ceilândia é deixar uma cidade mais cuidada, organizada e limpaMarcelo Piauí, administrador de Ceilândia

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, explica que devido à situação delicada que à pandemia trouxe e, em respeito a todas as famílias que perderam algum ente querido, este ano não haverá uma programação especial aos 50 anos de Ceilândia, mas como uma forma de reconhecer a importância da maior cidade do DF, a iniciativa foi realizar um mutirão de melhorias.

“Estamos com diversas equipes nas ruas realizando benfeitorias na cidade. Nosso presente para Ceilândia é deixar uma cidade mais cuidada, organizada e limpa. Para isso, já iniciamos um mutirão para atender às principais demandas da população”, ressalta Marcelo Piauí.

Confira os locais que receberam a ação nesta segunda-feira (22):

Operação Buraco Zero realizada na QNP 20, 36 no P Sul;

Operação Buraco Zero realizada na EQNO 03/05, Setor O;

Remoção de entulho na QNM 27 Área Especial, em Ceilândia Sul;

Limpeza e substituição de tampa de boca de lobo na QNM 22/24, em Ceilândia Norte;

Recuperação de estrada vicinal no núcleo Rural Alexandre Gusmão Incra 09 gleba 03;

Poda de árvores na Área Especial QNM 13, em Ceilândia Sul;

Limpeza de abrigo de ônibus ao longo da Via P3, No P Sul;

Manutenção de calçada na VIA P2, no P Norte;

Pintura externa do Centro Cultural/Biblioteca de Ceilândia na QNN 13, em Ceilândia Norte.

*Com informações da RA de Ceilândia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA