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Mulheres são a maioria dos vacinados contra a covid-19 

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28,21%Da população adulta do DF está imunizada com as duas doses ou com a única

Em sete meses de campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde já vacinou 1.493.387 pessoas com a primeira dose, o que representa 64,64% do público adulto do Distrito Federal. Considerando somente as pessoas que iniciaram o esquema vacinal, 56% desse público são mulheres. Com o esquema vacinal completo, elas também são a maioria, representando 59,5% de quem recebeu a segunda dose e 55,6% daqueles que receberam a dose única.

Durante o mês de agosto, 266.916 pessoas devem ser vacinadas | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Do público geral, a imunização completa já atingiu 28,21% da população adulta, considerando quem recebeu a segunda dose ou a dose única até a última segunda-feira (9). Do dia 1º até o dia 31 de agosto, 266.916 pessoas devem receber a segunda dose no DF.

Grupos elegíveis

No decorrer da campanha, a Secretaria de Saúde priorizou grupos com maior exposição ao novo coronavírus Sars-CoV-2 e com maior risco de desenvolver as formas mais graves da covid-19. De início, os trabalhadores da rede pública de saúde e de hospitais privados foram contemplados ainda em janeiro, começando por aqueles que atuam diretamente na assistência aos pacientes com covid-19. Em seguida, os profissionais de todos os níveis de atenção foram sendo contemplados gradativamente.

Profissionais da saúde

Até o momento, a cobertura vacinal no grupo de profissionais da saúde chegou a 100% com a primeira dose – considerando o público elegível previsto -, e 86% completaram o esquema vacinal. Dos indivíduos com comorbidades, 89,63% do grupo previsto iniciou o ciclo vacinal e 20,6% completaram. Neste caso, muitos dos vacinados estão dentro do prazo para receber a segunda dose.

Idosos

Do grupo de idosos, as faixas etárias com 70 anos ou mais já estão com a imunização completa na casa dos 100%. Daqueles com 65 a 69 anos, o recebimento da primeira dose atingiu 96,9% do público previsto, que é de 87.757 pessoas. Com a imunização completa, 94,92% dessa faixa foram vacinados.

Dos idosos entre 60 e 64 anos, a cobertura é de 94,6% com a primeira dose e 81,59% com a segunda. Das pessoas com 55 a 59 anos, o percentual de vacinados chega a 87,6% com a primeira dose e 21,8% com a segunda. Vale ressaltar que o público dessa idade começou a ser vacinado em junho e, portanto, está dentro do prazo para recebimento do segundo imunizante – considerando quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech.

Quarenta ou mais

Ainda com a primeira dose, 78,3% do grupo com 45 a 49 anos já receberam o imunizante e também 68,8% daqueles que têm entre 40 e 44 anos. O ciclo vacinal foi completado por 16,3% das pessoas com 45 a 49 anos e por 11,6% de quem tem entre 40 e 44 anos.

Veja a arte a seguir:

Outros grupos

Considerando gestantes e puérperas, a cobertura vacinal é a seguinte:

– Gestantes – 30,9% receberam a primeira dose e 2,7% a segunda dose;
– Puérperas – 49,2% receberam a primeira dose e 8% a segunda dose.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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