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Morangolândia tem 40 estandes de produtores de morango do DF

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“A feira tem o grande mérito de divulgar o morango e estimular o consumo. Os produtores se beneficiam muito disso e a economia local também”Hélio Lopes, gerente da Emater-DF em Brazlândia

Quarenta estandes de produtores de morango do Distrito Federal atendidos pela Emater-DF estão montados no espaço da Morangolândia, da 25ª Feira do Morango de Brasília. No local, que funciona na área da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia, é possível comprar direto de quem produz o alimento in natura ou em forma de doces, tortas, geleias e licores, que podem ser consumidos na hora ou levados para casa.

Os agricultores estão animados com o evento, que no ano passado foi virtual por conta da pandemia de covid-19. Josemilson da Cruz Gomes e o irmão dele, Josenilson, produtores do Rodeador, esperam que a feira impulsione o consumo. “Quando tem a feira, as pessoas compram mais morango, não só aqui dentro. A gente vende melhor até na Ceasa”, diz Josemilson.

Na Morangolândia, o público pode comprar direto dos produtores a fruta in natura ou em forma de doces, tortas, geleias e licores | Fotos: Emater-DF

E para garantir a renda extra que a festa proporciona, eles envolveram a família toda na produção de várias guloseimas. “Tem musse, espetinho de morango e até sorvete. É só chegar aqui”, completa.

Já para a produtora rural do Incra 6 Francinete Piassi, o que anima não é só a chance de vender mais. “Como a gente vende direto para o consumidor, consegue um valor melhor. Para quem compra é bom também, porque consegue vir aqui e escolher entre todas as opções”, avalia.

O gerente da Emater-DF em Brazlândia, Hélio Lopes, lembra que este é o período de grande safra do morango. A quantidade disponível é abundante. “A feira tem o grande mérito de divulgar o morango e estimular o consumo. Os produtores se beneficiam muito disso e a economia local também”, avalia.

Atualmente, 226 produtores cultivam morango no Distrito Federal, divididos entre produção convencional e orgânica. Este ano, eles plantaram cerca de 150 hectares da fruta. Aproximadamente 95% desse total fica na região de Brazlândia.

A 25ª Feira do Morango de Brasília abriu oficialmente na sexta-feira (3) e segue até o feriado de 7 de Setembro. No próximo fim de semana, a feira volta a funcionar de sexta-feira a domingo (dias 10, 11 e 12). O horário de funcionamento é das 10h às 22h e o acesso é livre.

Devido à pandemia, o uso de máscaras é obrigatório, tanto nos espaços fechados quanto ao ar livre. Em todos os estandes, há álcool gel disponível. O evento é organizado pela Arcag e pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e Secretaria de Turismo.

*Com informações da Emater-DF.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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