Nacional

Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Publicado

em

Um morador em situação de rua morreu na manhã de hoje (18) enquanto aguardava o café da manhã no Núcleo de Convivência São Martinho, no bairro do Belém, na zona leste da capital paulista.

Segundo a prefeitura de São Paulo, a pessoa em situação de rua, identificada como Isaias de Faria, de 66 anos, passou mal logo depois de entrar no centro de convivência, espaço conveniado com a prefeitura de São Paulo, mas administrado pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e que serve refeições. Profissionais da área de saúde tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso.

O caso aconteceu por volta das 7h da manhã, no dia em que a capital registrou a mais baixa temperatura para um mês de maio dos últimos 18 anos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Durante a madrugada, a média da temperatura mínima foi de 7 graus Celsius (°C) , mas os fortes ventos e rajadas fizeram a sensação térmica ser abaixo de 0°C, o que intensificou a sensação de frio.

Informações são de que Isaias de Faria teria passado a madrugada na rua e só seguiu para o Núcleo de Convivência para tomar o café da manhã.

A prefeitura informou que ele já tinha passado pelo local em outra ocasião, mas que não havia registro de passagem dele pela rede de acolhimento socioassistencial. Um boletim de ocorrência foi registrado no 8° Distrito Policial, no Brás.

Acolhimento

Nesta madrugada, segundo a administração municipal, 293 pessoas foram encaminhadas para os serviços de acolhimento, mas 54 não aceitaram o serviço de acolhida. A população de rua na cidade de São Paulo é estimada em mais de 31 mil pessoas.

O governo municipal informa que sua rede de acolhimento conta com 15.116 vagas para pernoite e de 2.138 em hotéis e que está criando mais 2 mil vagas para abrigar essas pessoas nas noites mais frias.

Para hoje, a expectativa do CGE é de que as temperaturas voltem a ser muito baixas e batam recordes: a máxima não deve passar dos 14°C. Em alerta divulgado hoje, a Defesa Civil informou que o alerta para baixas temperaturas vale até sábado (21).

Baixas Temperaturas

Por causa do frio intenso dessa semana, a Estação Pedro II do Metrô de São Paulo, na região central da capital paulista, estará aberta para abrigar pessoas em situação de rua durante a noite. A medida vai ocorrer até a próxima sexta-feira (20).

O serviço de acolhimento tem capacidade para atender até 100 pessoas, entre as 19h e 8h. É oferecido ainda jantar, por uma unidade móvel do Bom Prato, e café da manhã, na unidade do serviço na Rua 25 de Março.

A Catedral da Sé também vai abrir suas portas para receber pessoas que vivam nas ruas. A iniciativa é da Pastoral do Povo de Rua. O local foi preparado com 20 leitos.

A prefeitura deu início, nessa semana, à Operação Baixas Temperaturas. Por meio dela, equipes vão ser ampliadas para trabalhar no atendimento e acolhimento da população em situação de rua.

A prefeitura informa ainda que ampliou as vagas que são oferecidas na rede socioassistencial. Também serão disponibilizado cobertores, sopas e bebidas quentes.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA