Minas Gerais

Minas integra Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde

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O Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed) é o representante de Minas Gerais na Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde, criada pelo Ministério da Saúde (CGLAB). O trabalho será voltado à análise de vírus relacionados a doenças como covid-19, dengue, influenza, tuberculose, entre outras.

O objetivo do estudo em rede é aumentar significativamente o quantitativo de genomas disponíveis – informações obtidas de uma espécie a partir da sequência de seu código genético, para entender sua estrutura, organização e função – e, assim, realizar estudos mais consistentes na caracterização genética e filogenética no Brasil.

Novas variantes

Para o chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses do Lacen-MG/Funed, Felipe Iani, o trabalho ganha mais relevância durante a pandemia do coronavírus, justamente porque prevê sequenciar casos suspeitos de reinfecção do SARS-Cov-2 e fazer análises de novas variantes/linhagens. “Com a realização da vigilância genômica no Lacen-MG, é possível identificar as linhagens/variantes circulantes e monitorar a evolução dos genomas virais para entender melhor a origem de surtos e epidemias”, afirma.

Felipe explica, ainda, que a identificação e a caracterização das linhagens/variantes em circulação vão permitir “a procura de associação entre o perfil genético destas, o perfil clínico e epidemiológico dos indivíduos infectados e a história epidemiológica da infecção, além de ser muito importante para a atualização de técnicas diagnósticas e modelos vacinais”, detalha.

As informações atualizadas sobre novas variantes do vírus da covid-19 e de outras doenças, como a dengue, poderão subsidiar as ações de vigilância epidemiológica do Estado, permitindo um planejamento mais efetivo, visando ao controle e à antecipação de situações graves de saúde pública.

Critérios

O trabalho terá duração de dois anos e prevê, inicialmente, realizar o sequenciamento de nova geração de 1,2 mil genomas de Sars-CoV-2, sendo três amostras semanais por estado. Essas amostras devem se encaixar nos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde: amostras positivas com carga viral suficiente, abrangendo pacientes que evoluíram a óbito ou que tiveram sintomas graves da doença; ou que tiveram sintomas leves da doença; ou amostras de área fronteiriça (para os estados que fazem fronteira com outros países); ou amostras com suspeitas de reinfecção.

A CGLAB fará as análises das sequências e as informações serão compartilhadas, semanalmente, com a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e com os Lacens que enviaram as amostras para sequenciamento. Além do Lacen de Minas Gerais, participarão do trabalho em rede os Lacens da Bahia, de São Paulo (Instituto Adolfo Lutz) e Instituto Evandro Chagas (Pará).

Experiência

A Funed realiza a vigilância genômica há alguns anos, com vários trabalhos relevantes publicados sobre zika, dengue, chikungunya, febre amarela, febre do Nilo e o novo coronavirus.

Além disso, a fundação deu respostas rápidas para vigilância durante os surtos/epidemias de febre amarela e sarampo, na diferenciação entre os vírus selvagem e vacinal, e auxiliou no sequenciamento de amostras brasileiras para a atualização da vacina de influenza usando essas metodologias.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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