Distrito Federal

Mil toneladas de entulho retiradas das ruas

Publicado

em


Dessa vez, até as lajes das paradas de ônibus foram limpas, com a retirada de mais de 15 toneladas de materiais orgânicos e lixo | Foto: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente encerra o ano da mesma maneira que o iniciou: com muito trabalho e melhorias para a população. Em parceria com a Administração Regional de Sobradinho, as equipes do Polo Norte do programa percorreram as ruas da cidade serrana e executaram serviços de limpeza em paradas de ônibus, terrenos e áreas de transbordo irregular de lixo, além de patrolamento de vias.

Normalmente, o foco das atividades do GDF Presente quando realizam a limpeza dos abrigos de ônibus é a lavagem da parte “baixa” dos mesmos, principalmente os bancos onde as pessoas sentam e as calçadas ao redor. Dessa vez, o serviço executado também incluiu as lajes das paradas, com o recolhimento de aproximadamente 15 toneladas de materiais orgânicos e lixo dos tetos e também dos tubos de drenagem.

Além de limpar os locais, a ação também teve como objetivo evitar o acúmulo de água que poderia servir como criadouro de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças. “A gente costuma lavar a parada de ônibus, mas agora subir em cima dos pontos, desentupir os tubos de escoamento, subir e descer sacos de lixo, foi um trabalho desafiador, mas necessário”, avalia o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

Mais de mil toneladas de inservíveis foram recolhidas | Foto: Divulgação/GDF Presente

Junto com a limpeza das paradas de ônibus, os caminhões do programa e da administração regional percorreram diversos terrenos em Sobradinho realizando o recolhimento de entulhos e inservíveis. Ao longo de mais de uma semana, mais de mil toneladas foram retiradas de diversos transbordos irregulares, como um próximo à DF-326 e na Vila Basevi, em Sobradinho II.

Buraco zero

Outro foco do trabalho do GDF Presente em Sobradinho foi a manutenção do asfalto. Somente na Expansão do Setor Econômico, região que concentra diversas lojas de material de construção e, com isso, recebe um fluxo intenso de caminhões diariamente, 4,4 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para nivelar o asfalto nas ruas.

Expansão do Setor Econômico: 4,4 toneladas de massa asfáltica para nivelar o asfalto | Foto: Divulgação/GDF Presente

Para o ano de 2021, a Administração Regional de Sobradinho vai contar com dois importantes reforços no atendimento a demandas de manutenção das pistas asfaltadas: uma máquina de corte de asfalto e uma placa vibratória para compactação de buracos pequenos.

O administrador regional da cidade, Eufrásio Pereira da Silva, comemorou a chegada dos equipamentos e já projeta os resultados que eles vão impulsionar. “Isso que o GDF fez foi muito bom para nós, vai nos ajudar muito. Vai trazer mais autonomia, não vamos depender tanto do auxílio de órgãos auxiliares na hora de realizarmos trabalhos rotineiros ou cotidianos”, avalia.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA