Distrito Federal

Melhorias no asfalto do Núcleo Bandeirante

Publicado

em


Foto: Divulgação/GDF Presente
Além da Avenida Metropolitana, operações tapa-buracos foram feitas na Avenida Contorno, uma das principais vias da região | Foto: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente e as administrações regionais trabalham em conjunto para atender demandas da comunidade e melhorar o dia a dia nas cidades. No Núcleo Bandeirante, as equipes do Polo Central Adjacente 2 fizeram o recapeamento da ponte da Avenida Metropolitana, o principal acesso para as cerca de cinco mil pessoas que moram no local.

Mais de 40 toneladas de massa asfáltica foram usadas para tapar os buracos das ruas. Além da Avenida Metropolitana, operações tapa-buracos foram feitas na Avenida Contorno, uma das principais vias da região. “As duas vias estavam bastante esburacadas. Normalmente, usamos, por dia, um caminhão de massa asfáltica, com capacidade para 2,5 toneladas. E, na semana em que o GDF Presente estava aqui, esse número aumentou mais de 15 vezes”, conta o diretor de Obras da administração regional, Pedro Morais.

Morador nos blocos 545/565 na Avenida Contorno, o aposentado Cometa Cláudio diz que sua rua necessitava de melhorias havia um tempo. “Era só chover que formava poças de água para tudo quanto era lado. Fico muito satisfeito com o empenho do GDF em resolver as nossas solicitações”, elogia.

O coordenador do Polo Central Adjacente 2, Rodrigo Caverna, explica que as melhorias feitas no asfalto da ponte do início da Avenida Metropolitana são mais resistentes que os tapa-buracos que o programa constantemente faz nas cidades do DF. “Foi praticamente um recapeamento. Arrancamos o asfalto velho e colocamos uma nova camada de massa asfáltica para tirar os frisos por onde a água infiltra no asfalto e causa o buraco”, detalha.

Recapeamento

O recapeamento da entrada da Metropolitana era uma demanda antiga dos moradores. O administrador do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho, explica que, em 2019, com as chuvas, o córrego Riacho Fundo, que corta a cidade, transbordou e foi preciso construir uma barreira de pedras para conter a água nas margens do córrego. “Os tratores que executaram esse serviço causaram esses buracos e os moradores vinham pedindo essas melhorias”, diz. “Agora todo mundo está satisfeito.”

Em uma semana de trabalhos no Núcleo Bandeirante, o GDF Presente também fez a limpeza e higienização de dois pontos de encontro comunitário e de todas as paradas de ônibus da 2ª, 3ª e da Avenida Central, que ficaram sujas depois das chuvas dos últimos dias. As equipes também fizeram a poda das árvores nas ruas e avenidas e o recolhimento de 48 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da cidade com apoio da Secretaria DF Legal.

Foto: Divulgação/GDF Presente
Na Candangolândia, o foi feita uma grande operação tapa-buracos na QR 1-A, que estava intransitável, facilitando a circulação de veículos | Foto: Divulgação/GDF Presente

Candangolândia

Outra cidade formada antes da inauguração de Brasília recebe os serviços do programa nesta semana. As equipes do Polo Central Adjacente fizeram a limpeza geral da Praça das Frutas, na QR 1-A. As ações incluem lavagem de paradas de ônibus e de aparelhos de ginástica; recolhimento de entulho; roçagem da grama; e manutenção do parque infantil, que inclui a soldagem de partes dos brinquedos que estavam soltos.

Também na Candangolândia, o GDF Presente fez uma grande operação tapa-buracos na QR 1-A, que estava intransitável, facilitando a circulação de veículos na rua. “Foi feito o recapeamento de toda a rua do conjunto M. O asfalto estava muito deteriorado, os moradores contaram que a rua estava um caos”, conta o coordenador Rodrigo Caverna.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA