Distrito Federal

Mais três escolas reformadas no Recanto das Emas

Publicado

em


No Centro de Educação de Primeira Infância (CEPI) Pinheirinho Roxo, na Quadra 300, um parquinho novo em folha, com todos os brinquedos feitos em madeira, foi finalizado há cerca de três semanas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Nem a proximidade das festas de fim de ano diminuiu o ritmo dos trabalhos do GDF na promoção de políticas públicas voltadas para o aperfeiçoamento da infraestrutura pública. Um exemplo disso são as melhorias em escolas da rede de ensino. Três unidades localizadas no Recanto das Emas foram agraciadas com importantes entregas, frutos de um investimento de R$ 800 mil.

De acordo com a Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Recanto das Emas, todas as escolas sob sua supervisão já receberam algum tipo de melhoria desde a suspensão das aulas presenciais, em março. “Fizemos um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões em 29 escolas”, ressalta o coordenador regional de ensino, Leandro Freire Lima.

No Centro de Educação de Primeira Infância (CEPI) Pinheirinho Roxo, localizado na Quadra 300, um parquinho, com todos os brinquedos feitos em madeira, foi finalizado há cerca de três semanas e agora aguarda o retorno dos alunos. A diretora da unidade, Izabel Cristina de Oliveira, comemorou a chegada da nova estrutura. “O sonho da nossa escola sempre foi ter um parquinho para atender as nossas crianças. Quando a emenda foi destinada, priorizamos isso e, agora, recebemos esse presente”, ressalta.

O dinheiro foi destinado às escolas por meio de emendas parlamentares dos deputados distritais Martins Machado, Reginaldo Veras e Julia Lucy, complementado com verba do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF).

A quadra poliesportiva do Centro de Ensino Infantil 304 recebeu uma cobertura, antiga demanda da comunidade escolar | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Já o Centro de Ensino Infantil (CEI) 304, localizado no conjunto 15 da quadra 304, foi agraciado com não uma, mas duas obras importantes: a pintura da escola e a construção da cobertura da quadra poliesportiva, antiga demanda dos alunos e da comunidade escolar, conta a diretora Eneida Pessoa. “Na inauguração da cobertura, eu reforcei que isso aqui é a realização de um sonho. Foi uma luta muito grande e, com a parceria da regional [de ensino], finalmente deu certo”, comemora.

O Centro de Ensino Infantil 304 também recebeu pintura nova | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Uma das maiores escolas da região, o Centro de Ensino Médio (CEM) 111, localizado na Área Especial da quadra 111, se prepara para a chegada da cobertura das duas quadras poliesportivas. Uma passagem com portão automático foi aberta especialmente em uma das paredes laterais do terreno para a passagem dos materiais que irão compor a estrutura.

No piso das quadras, que também será reformado, buracos demarcam os locais onde foram feitos os buracos da fundação da cobertura, que será sustentada por pilares de concreto. “O restante dos materiais já estão sendo produzidos. A previsão é de que nos próximos 15 dias eles cheguem aqui para que possamos dar continuidade na obra e, até o fim de janeiro, as coberturas estejam prontas”, resume o diretor da unidade, Laécio Franco.

Atualmente, o CEPI Pinheirinho Roxo, o CEI 304 e o CEM 111 contam com 370, 470 e 1.812 estudantes, respectivamente. Ao todo, as escolas do Recanto das Emas possuem cerca de 30 mil alunos matriculados, e a região administrativa em breve contará com 30 unidades, com o anúncio de uma Escola Classe na quadra 304 pelo secretário de Educação, Leandro Cruz.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA