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Mais moderno e confortável, Na Hora da Rodoviária abre as portas

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A unidade do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto está de cara nova. O local passou por uma ampla reforma, a primeira em 20 anos, e foi entregue nesta quinta-feira (14) pelo governador Ibaneis Rocha.

Foram investidos R$ 1,8 milhão na unidade para trazer mais conforto aos colaboradores e usuários e também em tecnologia para tornar o atendimento ainda mais ágil naquele que é o posto com maior número de atendimentos no DF.

O Na Hora da Rodoviária passou por ampla reforma, que incluiu reparos nos banheiros, copa e substituição do sistema elétrico e do parque tecnológico | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A expectativa é  que agora o tempo médio de espera no atendimento fique abaixo dos cinco minutos. As instalações do Na Hora passam a contar com acessibilidade, e o atendimento será bilíngue e por Libras (linguagem brasileira de sinais). O governo pretende reformar todas as unidades do Na Hora até o fim de 2022, e a próxima a ser entregue é a unidade de Brazlândia.

“É possível melhorar o atendimento à comunidade, a vida das pessoas, e vamos levar esse serviço a todas as cidades”Governador Ibaneis Rocha

“Quando iniciamos o processo de parceria da Secretaria de Justiça com o Banco de Brasília, a expectativa era exatamente essa: trazer modernidade, tecnologia e atendimento à comunidade de forma rápida e útil. Agora, começamos a mostrar o resultado desse trabalho. É possível melhorar o atendimento à comunidade, a vida das pessoas, e vamos levar esse serviço a todas as cidades”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

O Na Hora é uma das subsecretarias vinculadas à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Para a titular da pasta, Marcela Passamani, a reforma “melhora o atendimento e a experiência do usuário dentro do Na Hora da Rodoviária, que atende uma média de quatro, cinco mil pessoas todos os dias”.

A secretária citou outros projetos e o trabalho do governo de expandir o serviço: “Nós vamos reformar todas as unidades do Na Hora. Temos outros projetos, como o Na Hora Cidades, e estamos com um projeto de carreta itinerante para levar serviços para a população onde o Na Hora não está presente”.

Quem trabalha na Rodoviária elogiou a reforma, com a perspectiva de utilizar os serviços o quanto antes. É o caso de Francinete Terceiro, atendente de uma loja próxima à unidade do Na Hora, que declarou:  “Acredito que vai ser bom para a população essa reforma, porque essa unidade é bastante movimentada”.

“Nós vamos reformar todas as unidades do Na Hora. Temos outros projetos, como o Na Hora Cidades, e estamos com um projeto de carreta itinerante para levar serviços para a população onde o Na Hora não está presente”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

A reforma

O Na Hora da Rodoviária passou por ampla reforma, que incluiu reparos nos banheiros, copa e substituição do sistema elétrico e do parque tecnológico. Além disso, o projeto também trouxe a criação de uma sala de descompressão para servidores e colaboradores. O espaço também ganhou redefinição do layout, mobiliários e divisórias, que vão possibilitar a ampliação de serviços públicos pelos órgãos parceiros e melhor atendimento ao usuário.

As mudanças não vão se restringir apenas ao espaço físico. O tempo de espera no atendimento também vai diminuir. Até 2018, o Na Hora Rodoviária contabilizava um tempo médio de espera em 27 minutos. No início da atual gestão, em 2019, a espera caiu para 15 minutos, com a implementação de novos processos e o uso de novas tecnologias. Em 2020, o usuário esperou uma média de oito minutos para ser atendido. A estimativa é que o serviço fique ainda mais ágil, com tempo de espera média abaixo dos cinco minutos.

Atualmente, a unidade na Rodoviária conta com o apoio de 14 órgãos parceiros atuantes em um único espaço: Caesb, Codhab, Detran, Defensoria Pública da União, Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, Neoenergia, Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Polícia Rodoviária Federal, Procon, Secretaria de Economia, Secretaria de Desenvolvimento Social, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Administração Penitenciária.

O novo horário de funcionamento será das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para conferir todos os serviços presenciais e digitais disponíveis, acesse o site do Na Hora.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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