Distrito Federal

Mais iluminação para os moradores do Setor Noroeste

Publicado

em


Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Moradores das quadras SQNW 102, 103, 106, 109, 111, 303, 306, CLNW 08/09 e CRENW do Setor de Habitações Coletivas da região terão acesso a uma iluminação mais consolidada | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) dará continuidade ao desenvolvimento do Setor Noroeste. Nesse sentido, haverá complementação de rede de energia elétrica para o atendimento de 12 unidades imobiliárias na região. A empresa responsável pelo serviço será selecionada via licitação pública. A licitação será no dia 21 de janeiro, às 10h.

Moradores das quadras SQNW 102, 103, 106, 109, 111, 303, 306, CLNW 08/09 e CRENW do Setor de Habitações Coletivas da região terão acesso a uma iluminação mais consolidada. O sistema é parte integrante da infraestrutura básica, que é composta, também, por escoamento das águas pluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável e vias de circulação.

O bairro tem recebido esse conjunto de ações, visto que, ainda no primeiro ano de governo, o governador Ibaneis Rocha determinou prioridade na execução de obras de estruturação do local. “Desta vez, a contratação consiste na extensão de trechos de rede aérea de distribuição”, afirma a assessora da Diretoria Técnica da Terracap, Ana Teresa Fernandes. Ela complementa que tais instalações devem estar de acordo com o padrão estabelecido pelas normas técnicas da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Os locais nos quais os trabalhos exigirem a interrupção de energia elétrica para a prática, os desligamentos serão programados e encaminhados ao Centro de Operações da CEB, com antecedência mínima de 15 dias.

Licitação

O processo será realizado na modalidade presencial tipo disputa aberta. O credenciamento do representante e a entrega dos envelopes deverão ser feitos com antecedência mínima de uma hora da abertura da licitação.

Todas as informações acerca do procedimento e de como participar da concorrência podem ser obtidas no edital e nos anexos disponíveis para download no site da Terracap, no link Licitações: compras/serviços.

*Com informações da Terracap

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA