Distrito Federal

Mais de 300 toneladas de resíduos para melhorar vias de terra

Publicado

em


Servidores do Detran cuidam da sinalização horizontal | Fotos: Divulgação/GDF Presente

No Setor Habitacional Água Quente, mais uma rodada de ações do GDF Presente marca presença. As equipes do programa do GDF trabalham nos serviços de terraplanagem e nivelamento das estradas vicinais da localidade, próxima ao Recanto das Emas e à cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto e com aproximadamente 20 mil habitantes. Já são mais de 300 toneladas de resíduos da construção civil (RCCs), doados pelo SLU e colocados nas pistas para ajudar na compactação.

“A gente agradece ao governo, pois estão começando a botar os olhos na nossa cidade”Raimundo Nonato da Silva, presidente da Associação dos Feirantes

O coordenador do Polo Central Adjacente II – que abrange a região –, Rodrigo Caverna, lembra que as demandas eram muitas e estão sendo atendidas a contento. “Essa parceria com os outros órgãos é fundamental para atingirmos o objetivo, que é cuidar das diversas regiões do Distrito Federal”, afirma. Ele estima que, até agora, mais de 20 ruas já foram recuperadas no local pelo GDF Presente.

Resíduos de construção civil são compactados para ajudar na recomposição do piso das vias

Nesta semana, também participam dos trabalhos as equipes do Departamento de Trânsito do DF (Detran). Servidores do órgão fizeram a sinalização horizontal das principais avenidas do setor, com a pintura de quebra-molas e demarcação das ruas. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuou nos serviços de fresagem e na pintura de meios-fios.

Trabalho conjunto

O presidente da Associação dos Feirantes de Água Quente, Raimundo Nonato da Silva, enaltece a ação: “A gente agradece ao governo, pois estão começando a botar os olhos na nossa cidade. Meses atrás, também construíram um estacionamento na feira. Tem muito serviço necessário sendo feito por aqui”.

Os trabalhos sempre são empreendidos em conjunto. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) vem fazendo a poda de árvores e o corte da grama, a começar pelas margens da rodovia DF-280, que passa pelo setor habitacional. Os servidores da companhia e do polo também atuaram no parquinho, com serviços de limpeza e roçagem.

“São ações que impactam diretamente a mobilidade urbana dos moradores e inibem o descarte irregular de lixo na região”, avalia o administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan.  Desta forma, além de melhorar as condições gerais da comunidade, o programa GDF Presente também investe em trabalhos de conscientização ambiental.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA