Distrito Federal

Mais de 24,3 mil pessoas recebem a primeira dose da vacina

Publicado

em


A vacinação contra a covid-19, no Distrito Federal, começou no dia 19 de janeiro. Até o momento, o DF já recebeu doze remessas de vacinas totalizando 758.860 doses de imunizantes | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A vacinação contra a covid-19 para os idosos com 62 e 63 anos começou na última sexta-feira (23) e, em três dias, alcançou a marca de 24.357 vacinados com a primeira dose (D1), no Distrito Federal. Neste domingo (25), sete pontos de vacinação funcionaram das 9h às 17h.

Até o momento, a Secretaria de Saúde já vacinou 400.065 pessoas com a D1 e 214.334 com a D2

Na última sexta-feira, 27.096 pessoas foram vacinadas no DF, sendo que 10.200 receberam a D1 e 16.896 receberam a D2. Já neste sábado, foram vacinadas 17.126 pessoas, das quais 12.111 receberam a primeira dose do imunizante e 5.015 receberam a segunda dose. Neste domingo, foram vacinadas um total de 3.763 pessoas, sendo que 2.046 receberam a D1 e 1.717 receberam a D2.

Os dados da vacinação são divulgados diariamente, a partir das 19h25, no Vacinômetro da Secretaria de Saúde. O movimento nos pontos de vacinação neste final de semana foi de grande procura, mas ocorreu de forma tranquila durante os três dias.

Até o momento, a Secretaria de Saúde já vacinou 400.065 pessoas com a D1 e 214.334 com a D2. A cobertura vacinal daqueles que receberam a primeira dose é de 17,32% e 9,28% de quem recebeu o reforço. A porcentagem considera a população elegível para receber a vacina, que são adultos acima de 18 anos. Esse público é estimado em 2.309.944 habitantes, segundo dados da Codeplan.

Vacinação no DF

A vacinação contra a covid-19, no Distrito Federal, começou no dia 19 de janeiro. Até o momento, o DF já recebeu doze remessas de vacinas totalizando 758.860 doses de imunizantes.

Foram recebidas, até o momento, 548.360 doses da vacina CoronaVac. O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e é produzido no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês. A vacina CoronaVac deve ser administrada em duas doses, com intervalo de aplicação entre 14 e 28 dias.

O DF também recebeu, até o momento, 210,5 mil doses da vacina AstraZeneca. O imunizante foi desenvolvido pela universidade inglesa de Oxford em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Essa vacina é produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacina tem intervalo de aplicação entre as doses de um período de 90 dias.

Cerca de 10% das doses das vacinas, considerando o estoque atual existente na rede, são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA