Distrito Federal

Livro reúne 16 mil textos sobre a história da capital federal

Publicado

em


Mais um presente, agora em livro, para os 60 anos de Brasília | Foto: Arquivo

Brasília ganha um presente de aniversário de 60 anos na próxima quarta-feira (16). Trata-se do livro Bibliografia Brasília, que reúne as referências à capital arquivadas nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo, a ser lançado em “live” programada para a próxima quarta-feira (16), às 18h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube (veja no final). Se fosse impresso, a publicação teria mais de 2 mil páginas (leia mais abaixo).

“É um catatau”, resume Cristian Brayner, organizador da obra que conta com apoio da Câmara dos Deputados, da qual é servidor, e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de um projeto de cooperação para publicações. A compilação começou a ser gestada quando Cristian, no ano passado, esteve à frente da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Cristian Brayner, analista legislativo | Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 16 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas “brasílias” que a compilação encerra. “Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir”, filosofa Cristian, doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

O lançamento do livro terá, além de Brayner e de representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec-DF, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: “É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar”, afirma.

Secretário Bartolomeu Rodrigues | Foto: Marina Gadelha / Secec-DF

“É um levantamento inédito e exaustivo de obras publicadas no Brasil e no exterior sobre a capital dos brasileiros. A obra organiza registros de livros, artigos de jornais e periódicos, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento, de política a religião, de hidrografia a literatura. Ao permitir conhecer de forma rápida e segura todas as narrativas já construídas a respeito de Brasília, a obra servirá de subsídio para novos estudos e políticas públicas em prol da sociedade”, emenda a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Sousa Oliveira.

Elisa Raquel Sousa, diretora da BNB | Foto: Secec-DF

Do livro constam 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, transcritas e apresentadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade, nos mais diversos campos de atividade; e índice temático, disposto alfabeticamente, com mais de 2 mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos

Depois do lançamento, a obra ficará disponível em meio on-line e poderá ser baixada no site da Câmara dos Deputados.

“Live” de lançamento do livro “Bibliografia Brasília”

Data: 16 de dezembro

Horário: 18h

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/camaradosdeputadosoficial

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA