Distrito Federal

Liberados leitos de UTI para recém-nascidos no Hmib

Publicado

em


O Hmib é referência no atendimento pediátrico e ginecológico no DF e dispõe de 40 leitos, sendo 25 de UTI neonatal, destinados a recém-nascidos que demandam cuidados especiais| Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Os cinco leitos que estavam interditados por precaução em uma das alas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) já estão ocupados por recém-nascidos. A infiltração no telhado da área interditada na segunda-feira foi resolvida em tempo recorde: 48 horas.

Nesta quarta-feira (6), uma comitiva do Governo do Distrito Federal (GDF) foi ao local conferir a reforma. Além da obra imediata, o hospital ganhou 100 cadeiras para familiares acompanharem os pacientes nas dependências da unidade.

A entrega da área que havia apresentado infiltração foi acompanhada de perto pelo governador em exercício do DF, Paco Britto; pelo secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; e pelo diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Elzo Bertoldo. Vale lembrar que os pacientes que ocupavam os leitos na ala interditada foram transferidos para outra ala durante a obra, sem que os serviços fossem prejudicados.

Confira o vídeo:

É um governo presente. Em menos de 48h entregamos a área para uso, inclusive com os bebês ocupando novamente os leitosPaco Britto, governador em exercício do DF

No hospital, Paco Britto destacou a agilidade do governo local para resolver o problema. “Estivemos aqui na segunda-feira e prometemos voltar em 24h. Voltamos em 48h porque fizemos a desinfecção do local e, além disso, a entrega de 100 cadeiras para acompanhantes”, disse Paco Britto. “É um governo presente. Em menos de 48h entregamos a área para uso, inclusive com os bebês ocupando novamente os leitos”, acrescenta.

Maria de Fátima, avó de um dos pequenos pacientes: “Ficamos tranquilos por ele e pelos bebês das outras mamães” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Hmib é referência no atendimento pediátrico e ginecológico e dispõe de 40 leitos, sendo 25 de UTI neonatal, destinados a recém-nascidos que demandam cuidados especiais. Há casos em que os bebês ficam sob os cuidados dos profissionais de saúde por até quatro meses. Condição que reforça a importância do hospital.

Avó do pequeno Antônio Luian, Maria de Fátima Soares elogiou a intervenção rápida do governo. “Ficamos tranquilos por ele e pelos bebês das outras mamães. Graças a Deus resolveram o problema”, comemora.

Licitação

Nos próximos 30 dias, a Secretaria de Saúde deve lançar uma licitação para reformar todo o telhado da UTI Neonatal. Para esta obra estão previstas a sobreposição das telhas, o conserto dos vazamentos, a realocação dos pontos de fixação de para-raios, entre outros serviços.

“Aqui tinha um problema na estrutura do prédio desde a sua construção. Com o passar dos anos, esse bloco passou por várias reformas, que depois foram refeitas. Faremos o trabalho estrutural definitivo, sem ter a necessidade de novos paliativos”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Responsável pela impermeabilização do telhado, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) destacou a qualidade do serviço. “A obra feita garante esperar toda a licitação. Não teremos problemas com isso, porque foi muito bem-feita “, assegura Elzo Bertoldo, diretor-administrativo da Novacap.

Junto com a obra de impermeabilização, o Hmib também recebeu 100 cadeiras para os acompanhantes dos pacientes | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA