Distrito Federal

Brasília Iluminada: luz e música celebram Dia de Reis

Publicado

em


O Brasília Iluminada vai até o dia 17 de janeiro, com mais de 400 mil metros quadrados de área enfeitada | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O projeto Brasília Iluminada tem uma programação especial para esta quarta-feira (6), Dia de Reis. Para celebrar a data, o Trenó Luz vai percorrer o Eixo Monumental desde a Praça do Cruzeiro até a Esplanada dos Ministérios, a partir das 17h30. No trajeto, os violeiros Volmi Batista, Vanderley Sabino e Dyego Rosa tocarão músicas típicas da Folia dos Reis.

A Folia de Reis é uma tradição conhecida em todo o Brasil. É no Dia de Reis, ou Reisado, a data em que se encerram as comemorações natalinas. De acordo com o calendário cristão, o dia celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Na Bíblia, o evangelho de Mateus relata a visita dos magos guiados do Oriente por uma estrela, quando eles levaram presentes ao recém-nascido.

No Brasil, as comemorações envolvem apresentações de grupos musicais, com cantos religiosos e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.

O Brasília Iluminada é um projeto inédito lançado em 18 de dezembro. Com encerramento previsto para 17 de janeiro, a iniciativa do Governo do Distrito Federal tem com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ao todo, o projeto conta com mais de 400 mil metros quadrados de área enfeitada com árvores luminosas, espaço cultural e presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, o Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro – cenário onde o Palco Céu de Brasília Cultural recebe várias apresentações artísticas locais.

Nesta quarta-feira (6), além do Trenó Luz com o Reisado, a programação contará com três apresentações especiais no palco Céu de Brasília.

Programação Dia de Reis:

17h30:  Trenó Luz percorrerá o Eixo Monumental, da Praça do Cruzeiro até a Esplanada dos Ministérios. No trajeto, os violeiros Volmi Batista, Vanderley Sabino e Dyego Rosa tocarão músicas típicas da Folia dos Reis.

Apresentações no palco Céu de Brasília:

17h30: Gemini Duo
18h30: Quarteto Transversal
19h30: Duo Descobertas

Confira a programação completa:

Brasília Iluminada

7/1
17h – Diana Trio
18h – Duo Tomé Cerqueira
19h – Regional Segura Elas

8/1
17h – Trio Jazz Bravíssimo
18h – Duo PianoCello
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

9/1
17h30 – Alysson Takaki
18h30 – Orquestra Gmund

10/1
17h – Barroco
18h – Mousiqué
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

15/1
17h – Nordeste – a poesia do Sertão, com Nilson Freire
18h – Beethoven 250 anos

16/1
18h – Quarteto Rose
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

17/1
17h – Coral de Cegos do Projeto Waldir Azevedo
18h – Orquestra Sopros da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB)
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA