Política

Legislativo realizou 37 deliberações na última semana de outubro. Durante o mês, foram analisadas 181 matérias.

Publicado

em


O Legislativo goiano encerrou a última semana de votações do mês de outubro com as três sessões ordinárias híbridas regulares realizadas. Nos três encontros, os parlamentares proporcionaram quórum qualificado para a votação de matérias e 37 deliberações foram feitas. As votações recaíram sobre proposições assinadas por deputados e pela Governadoria. Esses processos compõem o total de 181 matérias analisadas pelo Plenário durante o mês, das quais 43 foram votadas em definitivo pelos deputados.

No rol das iniciativas pautadas durante a semana, nove passaram pela segunda apreciação e seguiram para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). Um desses projetos é o de nº 5796/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL). A propositura versa sobre a garantia da possibilidade de acompanhamento de profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exame ginecológico em quaisquer estabelecimentos médicos do estado, sejam eles públicos ou privados. 

O parlamentar justifica o texto alegando que o objetivo é proteger tanto o profissional quanto a paciente de possíveis desconfianças ou abusos por qualquer das partes, preservando a relação médico-paciente. Além disso, a matéria assegura que haverá testemunhas caso haja abuso ou assédio, resguardando a vítima de se submeter a processos invasivos. Segundo a proposição, a garantia se estende a qualquer procedimento ginecológico, ainda que a paciente não esteja sedada.

Outro projeto de lei aprovado em segunda fase, em destaque, e igualmente de autoria do deputado Paulo Trabalho, é o de nº 2851/19, e que versa sobre a prioridade no atendimento a mulheres vítimas de violência, desde que dentro do mesmo grau de risco dos demais pacientes, em hospitais, clínicas, postos de saúde e demais estabelecimentos públicos e privados do estado de Goiás.

Também em votação definitiva, os deputados aprovaram nesta semana uma matéria que dá a denominação de Elson Tavares de Freitas à ponte sobre o Rio dos Bois, situada na Rodovia GO-481, no trecho entre os municípios de Vicentinópolis e Edeia. A matéria, protocolada com o nº 8151/21, é de iniciativa do deputado Álvaro Guimarães (DEM).

Demais matérias aprovadas em votação definitiva durante a semana

Processo nº 4109/21 – Thiago Albernaz (Solidariedade) – Declara de utilidade pública o Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinsky, de Anápolis.

Processo nº 5069/21 – Lêda Borges (PSDB) – Declara de utilidade pública a Associação Urbana dos Remanescentes de Quilombo Rufino Francisco, com sede no município de Niquelândia.

Processo nº 5079/21 – Amilton Filho (Solidariedade) – Declara de utilidade pública o Centro Espírita Culto do Evangelho, de Taquaral de Goiás.

Processo nº 5620/21 – Delegado Humberto Teófilo (PSL) – Declara de utilidade pública a Associação Valverdes de Artes Marciais e Cultura, situada no município de Orizona.

Processo nº 6781/21 – Lissauer Vieira (PSB) – Declara de utilidade pública a Associação Grupo Mães Solidárias, de São Luís de Montes Belos.

Processo nº 7792/21 – Antônio Gomide (PT) – Denomina Unidade Universitária Professor Nelson de Abreu Júnior, a então Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH) da Universidade Estadual de Goiás, localizada em Anápolis. 

Novos processos legislativos

No decorrer da semana, foram protocoladas na Alego novas matérias. Dessas, 25 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo 23 de iniciativa parlamentar e dois oriundos do Poder Executivo. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, na pauta de votações do Plenário.

Além desses, a Casa recebeu um decreto de sustação e dois Projetos de Emenda à Constituição (PEC) de origem parlamentar, e quatro vetos do governador Ronaldo Caiado a projetos de lei aprovados anteriormente pelo Plenário. Foram três vetos integrais e um parcial, totalizando 32 novos processos legislativos em tramitação na Assembleia.

Pauta para a próxima semana

Em razão do feriado nacional que se aproxima (Dia de Finados – 2 de novembro),  os deputados realizarão a primeira sessão deliberativa do mês de novembro na quarta-feira, 3, às 15 horas, por meio do sistema híbrido. Na Ordem do Dia, constam 58 matérias que contemplam iniciativas parlamentares, da Governadoria, e do TCE-GO.

A pauta traz 16 proposições de iniciativa parlamentar em fase de votação definitiva e 38 em primeira etapa de apreciação. Há também, para análise dos deputados, dois projetos do Executivo em fase final de deliberação e, em apreciação única, o parecer prévio oriundo do TCE-GO referente às contas anuais do Governo no exercício de 2020; além de um veto parcial oriundo do Poder Executivo.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas na quarta-feira, 3, consulte a pauta prévia.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA