Distrito Federal

Jovens ganham curso básico de primeiros socorros

Publicado

em


Aulas são no formato on-line | Foto: Divulgação/Sejuv

Em oferta inédita, com carga horária de 20 horas e duração de dez dias, começou nesta segunda-feira (12) o Curso Básico de Primeiros Socorros promovido pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv) por meio dos centros de juventude (CJs). A meta é capacitar os jovens a atuarem em diversas situações que envolvam procedimentos capazes de diminuir possíveis complicações, sequelas e até mesmo óbitos decorrentes da falta de assistência inicial. Já são 200 inscritos.

A aulas são ministradas pela enfermeira Fernanda Pereira, que atua há mais de 11 anos na área de assistência e foi professora do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos dos CJs. A aula magna contou com a participação do secretário de Juventude, Kedson Rocha, e do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF e parceiro da Sejuv.

“Acredito que quando estamos no lugar certo, na hora certa e com a capacitação certa, Deus pode nos usar para salvar vidas, e é isso que eu acredito que vocês jovens estão fazendo aqui hoje” Kedson Rocha, secretário de Juventude

“Eu tenho uma vivência muito significativa com essa temática dos primeiros socorros, que começou lá atrás, quando fui escoteiro, e me trouxe o entendimento da importância de estarmos aptos a realizar esse tipo de socorro”, relatou o secretário, na abertura do curso.

O conceito de primeiros socorros foi bem-definido por Kedson Rocha: “Acredito que quando estamos no lugar certo, na hora certa e com a capacitação certa, Deus pode nos usar para salvar vidas, e é isso que eu acredito que vocês jovens estão fazendo aqui hoje: estão no lugar certo, na hora certa, sendo capacitados para que possam agir. Por isso, sejam muito bem-vindos, aproveitem ao máximo cada conteúdo, cada aprendizado e usem a energia da juventude para promover o bem”.

O deputado Delmasso, por sua vez, elogiou a iniciativa e reforçou: “Quando investimos na nossa capacitação, significa que a decisão tomada é a de assumir o controle de nossas vidas e não permitir que sejamos levados pelo acaso, e é isso que vocês estão fazendo. Eu tenho certeza que, quando tudo isso passar, os jovens que estão aqui hoje se capacitando serão aqueles que terão oportunidades e que se destacarão no mercado de trabalho”.

Curso Básico de Primeiros Socorros

  • A partir desta segunda-feira (12), com aulas às 10h, pela Plataforma Zoom.
  • Carga: 20 horas-aula, com três encontros semanais e duração de dez dias.
  • Inscrições neste site.

*Com informações da Secretaria de Juventude

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA