Minas Gerais

Jovens de centro socioeducativo aprendem sobre processos financeiros e contábeis

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Em 160 horas de aula, distribuídas em pouco mais de dois meses, jovens internados no Centro Socioeducativo de Patrocínio, no Alto Paranaíba, estão sendo preparados para atuar como assistentes financeiros. A iniciativa é fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
As aulas são realizadas diariamente, das 19h às 22h, de modo totalmente on-line e dentro da própria unidade. Durante a capacitação, os jovens aprendem a organizar e executar atividades relacionadas a contas a pagar e a receber, controle e movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa e de lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária, entre outras habilidades. 
 
A terapeuta ocupacional do centro socioeducativo, Clarisse Alves, tem acompanhado os três jovens selecionados para participar do curso. Ela conta que o intuito é apresentar um novo caminho, com possibilidades profissionais.
 
“Acreditamos que capacitando os jovens para o mercado de trabalho eles estarão tão qualificados quanto qualquer outra pessoa para ter acesso a novas oportunidades e redefinir trajetórias, ampliando perspectivas de vida e permanecendo, assim, longe da criminalidade”, afirma Clarisse.

Com a conclusão do curso, os jovens estarão aptos a atuar nos processos financeiros e contábeis em segmentos como comércio de bens, serviços, turismo e demais ramos da economia, explicou Clarisse. 
 
Outro futuro
 
Juan Silva*, 18 anos, está internado em Patrocínio há pouco mais de um ano e contou que tem aproveitado o tempo para fazer o máximo de cursos oferecidos: já se capacitou em segurança na construção civil e repositor de mercadoria em supermercados, entre outros. “Sei que quanto mais a gente estiver qualificado, maior a chance de conseguir um bom emprego lá fora. Surgiu esta oportunidade de assistente financeiro e estou aprendendo muito. Tenho certeza que se surgir uma vaga nessa área, eu poderei concorrer e fazer um bom trabalho”, afirma, confiante. 
 
Renato Santos*, 19 anos, por sua vez diz gostar mesmo é da vida no campo. Já fez alguns cursos na unidade e o que mais gostou foi o de corte de gado. “Fui criado no campo, mexendo com bicho, e acho que lá é onde eu me sinto mais feliz. Estou gostando muito deste curso porque aprendo a lidar com finanças e isso ajuda tanto para a nossa vida pessoal, quanto para o trabalho. Sinto que tenho me tornado mais qualificado para conseguir uma boa vaga de emprego quando sair daqui”, detalhou. 
 
Já José Felipe*, de 18 anos, está internado há 10 meses e contou que este é o primeiro curso profissionalizante que está fazendo na vida. “Eu nunca tive a oportunidade de pensar em fazer algo assim. Está me ajudando a compreender muita coisa e a perceber que posso, sim, ter chances no mercado de trabalho e não me envolver mais na criminalidade. Estou gostando muito”. 
 
 Cursos

 
O curso de assistente financeiro começou no dia 10/5 e a previsão de conclusão é em 17/7. Além dele, a unidade socioeducativa oferece cerca de 50 outros cursos de capacitação pela plataforma Uaitec. Todos os treinamentos têm como objetivo facilitar o ingresso no mercado de trabalho e dar novas oportunidades para os jovens acautelados.
 
* Os nomes são fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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