Distrito Federal

Jardim de Infância da 114 Sul ganha prêmio do Sebrae DF

Publicado

em


O Jardim de Infância da 114 Sul atende 145 crianças de 4 e 5 anos. Destas, atualmente, 75% acompanham as aulas pela plataforma Google Sala de Aula e as demais utilizam material impresso | Foto: Acervo do JI 114 sul

O II Fórum de Trocas de Experiências em Ensino Remoto, promovido pela regional de ensino do Plano Piloto, encerrou nesta quarta-feira (9) com uma notícia para comemorar. O Jardim de Infância da 114 Sul ganhou o 2º Prêmio Sebrae Lindberg Cury pelo sucesso em manter a comunidade escolar engajada, mesmo na Educação Infantil, uma das etapas mais difíceis de serem desenvolvidas no ensino remoto.

“É uma notícia maravilhosa, que prova, inclusive, como tem valido a pena ter insistido no ambiente remoto, pela defesa das vidas, mas também ter insistido na qualidade do ensino. É nessa perspectiva que a gente pede a vocês em nome do Jardim de Infância da 114 Sul que se sintam reconhecidos”, disse a coordenadora da regional de ensino do Plano Piloto, Edilene Abreu.

A vice-diretora da escola, Aline Medeiros, contou, durante o Fórum, como a escola vem concretizando seu projeto pedagógico e destacou como estratégicas as aulas ao vivo, pela plataforma Google. “Nós focamos nas aulas ao vivo, que trouxeram para a equipe a oportunidade do contato com a criança, de explicar como utilizar as ferramentas e promover a autonomia daquela criança, proporcionar vivências junto aos profissionais”, relembrou, ressaltando o papel da equipe da escola e, especialmente, o apoio das famílias.

Projeto

O Jardim de Infância da 114 Sul atende 145 crianças de 4 e 5 anos. Destas, atualmente, 75% acompanham as aulas pela plataforma Google Sala de Aula e as demais utilizam material impresso. “Apesar de todas as limitações causadas pela pandemia do novo coronavírus, conseguimos levar educação de qualidade à nossa comunidade escolar. Esse foi melhor papel que pudemos exercer durante a pandemia”, disse a diretora Valéria Orrico.

Ela explica que o projeto é desenvolvido em três frentes. A primeira são as videoaulas, nas quais as professoras esclarecem o conteúdo e, com o auxílio de vídeos do YouTube de música e desenhos, abordam o tema semanal proposto.

Outra estratégia é disponibilizar na plataforma Google Sala de Aula um planejamento descrito para os pais com um breve histórico do tema. A ideia é dar suporte às famílias para trabalharem com as crianças.

A segunda parte desta mesma estratégia é feita com as aulas ao vivo, também pela plataforma, três dias por semana. Isto possibilita que as professoras possam observar a evolução da aula da criança. Assim, conseguem fazer o relatório de desenvolvimento do estudante, que é a forma de avaliação da Educação Infantil.

A terceira frente é para as famílias que não têm acesso à tecnologia e recebem material impresso.

Premiação

O Prêmio Sebrae Lindberg Cury busca reconhecer personalidades, valorizar e divulgar ações empreendedoras que servem de exemplo e estímulo ao surgimento de novos negócios no Distrito Federal.

A cerimônia será realizada na Associação Comercial do Distrito Federal, no dia 15 de dezembro de 2020, às 19h30.

O Jardim de Infância da 114 Sul receberá o certificado de reconhecimento.

Equipe gestora: Gracielle Araújo (profª), Aline Medeiros (vice-diretora), Valéria Orrico (diretora) e Carla de Albuquerque (coordenadora) | Foto: Acervo do JI 114 sul

Fórum

A II edição do Fórum de Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota teve sua primeira rodada em 2 de dezembro, nos três turnos, pela internet. Já a primeira edição foi realizada nos dias 19 e 26 de agosto.

A coordenadora da regional de ensino do Plano Piloto, Edilene Abreu, e a coordenadora da Unieb, Juciele Ortiz Rosa, conduzem as transmissões |Foto: Malcia Afonso, Ascom/SEEDF

Foram apresentados trabalhos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Escola de Natureza Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Educação Especial, Sala de Recursos, Classe Especial, Escola Parque e Bibliotecas Públicas.

Todas as apresentações estão disponíveis no canal da CRE PP no YouTube.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA