Cidades

“Iris foi um homem que fez escola política”, diz Caiado em missa em memória ao ex-governador

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta quarta-feira (09/11) da missa em ação de graças em memória ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, que faleceu há um ano, em 9 de novembro de 2021.

Durante a solenidade, no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, em Goiânia, o governador ressaltou o legado e a trajetória de uma das principais lideranças políticas do Estado.  “Ele mesmo definia que a vida política dele só tinha explicação no campo espiritual. Ele dizia: Caiado, nunca tive parente político, minha família nunca teve um político, porque a mim essa vocação de acreditar em continuar levando essa luta e cada vez mais me aproximar das pessoas?”, contou o governador. 

Com essa postura, “Iris foi um homem que fez escola política”, afirmou Caiado. “Foi uma verdadeira enciclopédia. Você aprendia cada dia e minuto ao lado dele”, continuou. Ainda segundo o governador, a atuação partidária de Iris foi fundamental na estruturação do MDB e para colocar Goiás nas discussões nacionais. “Ele dizia: ‘Não podemos ficar apenas tratando dos assuntos aqui, temos que levar nossa voz nas decisões nacionais. Esse era o Iris Rezende”, destacou.  

A celebração, realizada pelo reitor do Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Abdon Dias Guimarães, contou com a participação da Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico de Goiânia. Bastante emocionada, Ana Paula Rezende, filha do ex-goverbador, disse que ainda é difícil acreditar que está há um ano sem o pai. “Sua presença é forte demais para ser esquecida. Sua vida é grandiosa demais para não ser lembrada”, frisou ela, que estava acompanhada dos irmãos Adriana e Cristiano Rezende. “Meu pai fez da sua vida uma missão, entendeu que a política era sua vocação e escolheu dedicar sua vida e sua trajetória em prol do outro”. 

Ana Paula também fez questão de agradecer Caiado e a família. “A política nos deu um amigo. O senhor foi muito leal, companheiro do meu pai. Sua presença como médico, atento a tudo, como amigo, fez tudo ficar mais leve. A minha gratidão será eterna”, sublinhou. Viúva de Iris Rezende, Íris de Araújo afirmou que o legado dele está escrito e no coração das pessoas. “Está na história que ele mesmo escreveu ao fazer a escolha, porque foi uma decisão dele, de ser político, trabalhar e ajudar aqueles menos favorecidos”, lembrou. 

Biografia

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis (GO), em 22 de dezembro de 1933. No final da década de 1940 mudou-se com a família para Goiânia. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e ingressou na política nos anos 1950. Ocupou cargos de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador. Também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney (de 1986 a 1990) e da Justiça durante o de Fernando Henrique Cardoso (entre 1997 e 1998). O político goiano morreu aos 87 anos, em São Paulo, após complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), menos de um ano após encerrar a carreira de 62 anos de vida pública. 

Também participaram da missa os prefeitos Rogério Cruz (Goiânia), Adib Elias (Catalão) e   Marden Júnior (Trindade); o deputado estadual Bruno Peixoto, a deputada federal eleita Marussa Boldrin, o deputado estadual eleito Renato de Castro; os vereadores por Goiânia Anselmo Pereira,  Henrique Alves, Clécio Alves e Dr. Gian; o ex-senador Mauro Miranda; o ex-deputado federal Leandro Vilela; a presidente do PT, Kátia Maria; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Castro Filho; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Welington Luis Peixoto; e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA