Política

Iniciativa de Helio de Sousa, Alego entregou Comenda Nabyh Salum a destaques da Medicina na noite dessa 4ª-feira, 23

Publicado

em

O deputado Helio de Sousa (PSDB) promoveu, na noite dessa quarta-feira, 23, sessão solene extraordinária de entrega da Comenda Nabyh Salum a médicos goianos. O evento teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.

Na oportunidade, foram homenageados seis médicos e duas médicas que, segundo Helio, se destacaram na promoção, proteção e defesa da Medicina no estado de Goiás.

A Comenda Nabyh Salum foi criada por projeto de lei de Helio de Sousa, em 2017, como forma para homenagear os médicos do Estado de Goiás. O nome da comenda honra um dos pioneiros da medicina goiana, o radiologista Nabyh Salum, falecido no final de 2016.

Além de Helio de Sousa, na condução dos trabalhos, compuseram mesa: o presidente da Comissão de Saúde da Alego, deputado Gustavo Sebba (PSDB); o deputado Fernando Curado (PRTB); o deputado Cairo Salim (PSD); e o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca.

Discursos

Helio de Sousa lembrou que Nabyh Salum foi um médico que trabalhou de forma efetiva para a criação e consolidação das seguintes entidades: Associação Médica de Goiás, Academia Goiana de Medicina, Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás e a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás.

“Nabyh Salum foi um médico que dedicou a sua vida às inovações que a medicina de Goiás precisava. Ele foi decisivo na criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Por mais de 30 anos foi professor naquela universidade”, disse Helio.

O parlamentar lembrou, ainda, que em 2020 outro projeto foi aprovado, visando incluir a participação da Assembleia Legislativa nas indicações. “Com a nova redação também foi acrescentado as indicações feitas pela Comissão de Saúde da Assembleia e pela Mesa Diretora da Casa. No ano de 2022, foi aprovado projeto de resolução incluindo a indicação feita pela Associação dos Médicos Servidores Públicos de Goiás (Amespe)”, explicou.

O gastroenterologista Heitor Rosa subiu à tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele destacou a grandeza do médico que carrega o nome da comenda a qual receberam: Nabyh Salum, um profissional que carrega o peso dessa homenagem.

“Orgulha-me estar ao lado de brilhantes médicos dos quais tenho a honra de ser colega. São detentores de elevado nível de destaque profissional, nosso estado deve muito a vocês. Minha modesta colaboração ao progresso da medicina à Goiás deveu-se a atividade acadêmica que desenvolvi por 50 anos. Todos nós trabalhamos pelo respeito à profissão médica e pelo bem da nossa população”, disse Heitor Rosa.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Gustavo Sebba, também fez uso da palavra para enaltecer a relevância das pessoas homenageadas. “Helio de Sousa é nosso professor nesta Casa. Tenho orgulho de ter compartilhado oito anos ao lado desse colega. Essa homenagem que ele entrega hoje é de uma representatividade muito grande. Cumprimento a todos os condecorados que tanto contribuem para a saúde e construção da história da medicina do nosso estado.”

O deputado estadual e médico Fernando Curado salientou que estava vivendo um momento sublime com o convite feito por Helio de Sousa para participar da solenidade. Segundo Fernando, essa homenagem é muito importante para a classe médica, a qual merece cada vez mais valorização.

“Essa condecoração em vida jamais será esquecida. É com honra que estou aqui como convidado. Vocês, que estão sendo homenageados, merecem cada palavra e gesto simbólico desta Casa de Leis. Podem contar conosco!”, reforçou Curado.

Por fim, o cardiologista Carlos Luz Elias, também, agradeceu à honraria recebida em nome dos condecorados. “Fiquei emocionado com todas as palavras que foram ditas hoje. Isso mostra que estávamos e estamos no caminho certo. Me lembro da luta para incorporação do bônus no salário dos médicos servidores públicos estaduais”, citou.

Luz reforçou sua gratidão aos colegas presentes. “Fiz muitos amigos. Aos amigos homenageados dedico todo meu respeito. Estamos agradecidos por esse momento que nos faz sentir tão bem. Cada um com a sua história. Agradeço especialmente a minha esposa que foi a maior parceira em todos os momentos.”

Os homenageados

Heitor Rosa – Gastroenterologista, indicado pela Associação Médica de Goiás

Maria Ângela da Silva Tolentino – Neurologista, Academia Goiana de Medicina

Valdenir Ribeiro – Oftalmologista, Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Leonardo Mariano Reis – Oftalmologista, Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás

Carlos Luz Elias – Cardiologista, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Maria Goretti Polito – Nefrologista, Associação dos Médicos Servidores Públicos do Estado de Goiás

Antônio André Dias da Silva – Cardiologista, Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Luiz Rassi Júnior, Cardiologista, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA