Geral

Indicadores apontam estabilidade em casos de covid

Publicado

em


“O número de casos ativos é muito importante. E o número de casos ativos está baixo”Priscilleyne Reis, chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Sem o aumento da ocupação de leitos ou do número de óbitos pela covid-19, o cenário atual indica estabilização da doença no Distrito Federal. A média de novos casos registrados nos últimos sete dias é de 35, menor que a do período anterior, de 52. A avaliação considera que, apesar do Índice de Transmissibilidade (RT) da covid-19 estar em 0,94, superior ao de uma semana atrás, quando era 0,84, a elevação não significa que a doença esteja progredindo.

Os registros do Índice de Transmissibilidade abaixo de 1 demonstram uma pequena quantidade absoluta de casos, o que não indica aumento de gravidade, taxa de hospitalização e, consequentemente, nem do número de óbitos | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis, explica que o RT indica a variação do número de casos frente a um período anterior. Um RT de 1 significa uma estabilização do número de infecções e, neste momento, o quantitativo tem se mantido em torno de 30 por dia. “O número de casos ativos é muito importante. E o número de casos ativos está baixo”, ressalta.

“O atual momento epidemiológico que o Distrito Federal vive é muito diferente do que vivemos anteriormente. A gente não tem indícios que apontem para aumento de gravidade, aumento de letalidade, aumento da taxa de hospitalização e, consequentemente, aumento do número de óbitos”Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde substituto

“Um RT de 0,89 hoje é diferente de 90 dias, de 120 dias atrás, que era de 0,89 com 800 casos”, completa o subsecretário de Vigilância à Saúde substituto, Fabiano dos Anjos. Na prática, quando havia mil casos diários, um RT de 1 indicava mais mil casos. Hoje, com 35 casos identificados em um dia, se o RT chegar a 1 isso significará mais 35 casos. “Se no dia seguinte a quantidade for a mesma, o índice RT será de 1, apesar de a quantidade absoluta ainda ser pequena”, exemplifica Fabiano dos Anjos. Como o índice tem permanecido abaixo de 1, nas últimas semanas também houve uma redução do número absoluto de casos.

Segundo Priscilleyne Reis, outros indicadores ajudam a compreender o quadro atual da pandemia no DF, como a proporção de positividade dos testes realizados e a ocupação dos leitos. Às 10h desta quarta-feira (15), estavam ocupados 20 dos 55 leitos de UTI covid da rede pública. Das 99 vagas de enfermaria para pacientes com a doença, 75 estavam disponíveis.

“O atual momento epidemiológico que o Distrito Federal vive é muito diferente do que vivemos anteriormente. A gente não tem indícios que apontem para aumento de gravidade, aumento de letalidade, aumento da taxa de hospitalização e, consequentemente, aumento do número de óbitos”, finalizou o subsecretário de Vigilância à Saúde substituto.

Ampliação de serviços

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, afirmou que a secretaria trabalha diariamente nas ações de enfrentamento à covid-19 e no monitoramento dos impactos da pandemia no Distrito Federal, mas a queda do número de casos permite voltar a dar atenção a outros aspectos da saúde pública. “O cenário nos dá tanto a margem para o planejamento das ações como também da recuperação dos serviços essenciais”, diz.

O médico lembrou que, nesta quinta-feira (16), foi inaugurada uma nova unidade básica de saúde no Vale do Amanhecer, em Planaltina, com capacidade para 200 atendimentos diários. Também destacou a assinatura dos acordos de gestão local com 21 unidades de saúde mental. As medidas fazem parte das ações para fortalecer o atendimento da Atenção Primária e da Atenção Secundária. “A gente vai ter sempre um olho na pandemia e outro na retomada”, afirma Fernando Erick Damasceno.


*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA