Distrito Federal

Inaugurado o primeiro Espaço da Juventude

Publicado

em


Os espaços da juventude são equipados com estações de trabalho completas, com acesso à internet | Foto: Rogério Lopes/Sejuv

A Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv) inaugurou, nesta quinta-feira (10), o primeiro Espaço da Juventude, localizado na Administração do Riacho Fundo. O projeto tem o objetivo de implementar espaços com estações de trabalho completas equipadas com CPU, monitor, teclado e mouse com acesso à internet para que os jovens da região possam utilizá-las para atividades escolares, cursos on-line, dentre outros.

A Sejuv apresentou o projeto para as administrações regionais do DF disponibilizando os equipamentos para doação e, em contrapartida, as administrações se comprometeram a providenciar espaços adequados para a realização das atividades, garantindo a infraestrutura do local e o funcionamento dos aparelhos.

A inauguração do espaço foi acompanhada pelo secretário de Juventude Kedson Rocha, a administradora da cidade Ana Lúcia, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso, e por representantes da comunidade. Na abertura, a administradora regional reconheceu a importância da conquista e agradeceu a parceria: “fico extremamente feliz em saber que o Riacho Fundo foi contemplado por essa iniciativa bacana e estaremos à disposição para que o projeto tenha andamento e possa beneficiar toda a juventude da cidade”, finalizou.

Muito satisfeito com o espaço e com a recepção promovida pelo Riacho Fundo, o secretário Kedson Rocha pontuou a importância da ação: “estou muito feliz de estar entregando hoje o primeiro Espaço da Juventude do Distrito Federal. Nesse local, os jovens terão acesso a computadores com internet para que possam, inclusive, participar das oficinas e cursos online que estão sendo ministrados pelos Centros de Juventude do DF. Promover espaços para a juventude do Distrito Federal é uma das prioridades da pasta e do Governo do Distrito Federal”, declarou.

Promover espaços para a juventude do Distrito Federal é uma das prioridades da pasta e do Governo do Distrito FederalKedson Rocha, secretário de Juventude do DF

Os Espaços da Juventude

O projeto foi realizado por meio da indicação de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa, Deputado Rodrigo Delmasso, que também prestigiou o evento e reforçou a importância da atuação da Sejuv: “ter uma Secretaria de Juventude é um grande espaço de articulação para implementar e executar projetos que darão retorno aos jovens do Distrito Federal, por isso tenho me envolvido nessa causa e, inclusive, no próximo ano teremos outras entregas dessa pasta, para a qual eu destinei emendas porque eu acredito que só existe política pública se de fato há investimento”, declarou o parlamentar.

O Guará será a segunda região administrativa a receber o projeto Espaço da Juventude, em inauguração que acontecerá nessa sexta-feira, a partir das 9h, no prédio da administração da cidade.

*Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA