Distrito Federal

Iges-DF lança editais para capacitação profissional

Publicado

em


Treinamentos serão realizados no Hospital de Base / Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) lançou, nessa quarta-feira (10), os editais dos processos seletivos para treinamento em três áreas: ginecologia oncológica;ginecologia oncológica e estimulação cardíaca; e assistência hemoterápica.

Os interessados podem se inscrever até domingo (14) pelo site do instituto. Os períodos das aulas variam de acordo com cada área, assim como os valores das taxas de matrícula e mensalidade.

Haverá duas vagas para eletrofisiologia invasiva e estimulação cardíaca, uma para assistência hemoterápica e outra para oncologia ginecológica. Os treinamentos ocorrerão no Hospital de Base, unidade administrada pelo Iges-DF.

Média e alta complexidade

Os processos seletivos são organizados pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do instituto. “Nossa diretoria investe constantemente na formação de profissionais que atuarão na assistência de média e alta complexidade”, afirma a chefe do setor, Emanuela Rebêlo Ferraz. “O treinamento em serviço é destinado à aquisição de conhecimentos práticos e desenvolvimento de habilidades específicas, sob orientação de um profissional especialista”, acrescenta.

O Programa de Treinamento em Serviço consiste em atividades teórico-práticas de atualização e aperfeiçoamento profissional voltadas a profissionais sem vínculo com o Iges-DF

Ainda segundo Emanuela, a Diep pretende expandir as capacitações para áreas cada vez mais distintas. “Além de treinar nossos colaboradores, queremos sempre dar oportunidade para pessoas de fora, para termos um leque de opções.”

A gerente de Ensino do Iges-DF, Maíra Coelho, destaca que é o terceiro ano em que o Iges-DF oferece treinamentos do tipo. “No mês passado, tivemos o início da terceira edição da capacitação para ortopedistas”, lembrou. “Os gerentes setoriais do Hospital de Base nos procuram com determinada demanda, e nós lançamos o treinamento para os perfis de profissionais que não são encontrados com facilidade no mercado.”

O Programa de Treinamento em Serviço consiste em atividades teórico-práticas de atualização e aperfeiçoamento profissional voltadas a profissionais sem vínculo com o Iges-DF.

Inscrições e etapas

Os candidatos devem preencher formulário disponível no site do Iges-DF, além de enviar por e-mail a documentação exigida e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100. O processo seletivo terá prova escrita, análise curricular e entrevista.

Para mais informações, acesse os editais do Programa de Treinamento.

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA