Distrito Federal

Hospital do Guará humaniza atendimento com prontuário afetivo

Publicado

em


O Hospital Regional do Guará possui 16 leitos de enfermaria para tratar a covid-19 | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

Além dos cuidados clínicos que os pacientes do Hospital Regional do Guará recebem diariamente das equipes multiprofissionais, eles agora contam com um atendimento mais humanizado durante a internação. Nos leitos, além das informações sobre a evolução de cada caso, as características pessoais, gênero musical favorito, time do coração e atividades de lazer que cada paciente gosta são identificadas nos leitos da unidade.

Iniciamos a implementação do prontuário afetivo priorizando os pacientes intubados sob efeito de sedação. A resposta da equipe foi imediata e gerou uma comoção e emoção fantástica enfermeira Domitília Bonfim

“Iniciamos a implementação do prontuário afetivo priorizando os pacientes intubados sob efeito de sedação. A resposta da equipe foi imediata e gerou uma comoção e emoção fantástica”, explica a enfermeira Domitília Bonfim de Macedo Mihaliuc, responsável por implementar a novidade no HRGu. Ela considera, ainda, que “cuidar do paciente olhando para o prontuário afetivo, suas características, personalidades qualificam o cuidado que o torna mais humanizado”.

O prontuário afetivo foi implementado no HRGu começando pela enfermaria covid-19. A iniciativa foi implementada e muito bem recebida pela equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e demais profissionais que atuam no local. O hospital possui 16 leitos de enfermaria covid.

Para a técnica de enfermagem, Maria de Jesus Neves, a novidade permite que a equipe tenha um contato mais próximo com o paciente sabendo suas preferências e particularidades. “Essas informações são passadas pelos familiares em relação aos cuidados ao banho no leito, se gosta de usar creme hidratante, se gosta de unha pintada, do tipo de música. Isso melhora a autoestima tanto do paciente quanto da gente e torna o ambiente mais agradável”, ressalta.

Integrante da equipe de enfermagem, a enfermeira Geisa Siqueira, conta que a implementação do prontuário “foi uma emoção muito grande para toda a equipe”. Como os pacientes têm passado muito tempo internados e sem contato com seus familiares, ela considera que a iniciativa motiva a equipe a preencher o vazio trazido pela saudade.

“Esse prontuário faz com que a gente se identifique mais e consiga ver que todo paciente é o amor de alguém e isso nos motiva a lutar mais ainda. Sinto um grande orgulho e satisfação de estar diante dessa luta contra a Covid-19”, finaliza.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA