Nacional

Hoje é Dia: Dia das Crianças traz alerta sobre a saúde dos pequenos

Publicado

em

O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (12), é uma das datas lembradas nesta segunda semana de outubro. Além da efeméride religiosa, os próximos dias também trazem datas que ressaltam a importância dos cuidados com a saúde.

A padroeira do Brasil divide a data com o Dia das Crianças – o Brasil é o único país que celebra as crianças neste dia. Desde 1925, muitos países celebram em 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Esta reportagem da Radioagência Nacional dá detalhes sobre a história da data:

Nesta data, o Hoje é Dia chama a atenção para um dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente: o direito à vida e à saúde.

Nas últimas semanas, o país tem se mobilizado em campanhas de vacinação infantil contra o vírus da poliomielite, doença que pode causar a paralisia nos membros inferiores. A paralisia infantil não tem casos registrados no Brasil desde 1989, mas, com a menor adesão à vacina, os riscos de reaparecimento têm aumentado.

Reportagem da Agência Brasil mostra que a vacinação de crianças tem a maior queda contínua nos últimos 30 anos. A campanha de vacinação contra a poliomielite não conseguiu atingir a meta de 95% do público-alvo, e foi prorrogada em vários estados. No Brasil, é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Cuidados com a saúde

Ainda sobre saúde, na terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os riscos à saúde e estimular a adoção de hábitos saudáveis. Foi o que fez o programa Ponto de Encontro, da Rádio Nacional da Amazônia, nesta entrevista de 2018:

A obesidade é, além de um problema de saúde pública, uma das diversas faces da pobreza. Isso porque a doença está relacionada à falta de nutrientes, assim como a fome, junto ao excesso de gordura. O Caminhos da Reportagem retrata o tema e fala sobre a cirurgia bariátrica, procedimento de redução de estômago procurado por algumas pessoas obesas.

A segunda-feira (10) marca o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a OMS, “a saúde mental é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de saúde, de enfermidades”. O Tarde Nacional, da Rádio Nacional, abordou a temática neste programa de 2020:

Situações decorrentes do isolamento social e da pandemia de covid-19 contribuíram para o adoecimento de diversas pessoas. Entre as parcelas mais afetadas está a população feminina. Fatores como excesso de trabalho, jornada tripla e vulnerabilidade social foram algumas das causas que afetam a saúde mental de mulheres (leia mais nesta reportagem da Agência Brasil).

Dia Internacional da Mulher Rural

Um quarto da população mundial (pelos cálculos da ONU) é homenageada no sábado (15). É o Dia Internacional da Mulher Rural. Embora tenham papel fundamental na agricultura, as mulheres rurais são um dos grupos mais afetados pela pobreza e insegurança alimentar.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

9 a 15 de outubro de 2022
9

Morte da cearense voluntária do Exército brasileiro Jovita Feitosa (155 anos) – ficou famosa por tentar entrar no exército travestida de homem e querer ir lutar na Guerra do Paraguai

Morte do guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano Che Guevara (55 anos)

Dia do Atletismo – homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por “esporte-base”, uma vez que usa os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar

Dia Mundial dos Correios – criada pela ONU, homenageia a criação da União Postal Universal

10

Nascimento do político e jornalista maranhense Neiva Moreira (105 anos)

Nascimento do pianista norte-americano de jazz Thelonious Monk (105 anos)

Dia Mundial da Saúde Mental – comemoração internacional, que foi instituída desde 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental, com o apoio da Fundação de Saúde Mental e da ONU

Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher – comemorado desde 1980, para marcar a data em que inúmeras mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, como parte de um movimento de caráter nacional, em protesto contra o então índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil

11

Dia Internacional da Menina – comemoração instituída pela ONU, marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo

Dia da Pessoa com Deficiência Física – data instituída pela Lei nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo, e posteriormente estendida a todo território nacional. A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física

Dia Nacional da Prevenção da Obesidade

Lançamento do programa Escolinha Mirim, veiculado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (68
anos) – visava ensinar mecanismos de produção de rádio às crianças, e era transmitido nas segundas, quartas e sextas-feiras

Início da Radioagência Nacional (18 anos)

12

Morte do político e advogado paulistano Ulysses Guimarães (30 anos)

Cristóvão Colombo chega à América (530 anos)

Dia das Crianças – instaurado pelo presidente Artur Bernardes em 1924, só veio a ser amplamente comemorado após uma campanha publicitária em 1960

Dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

13

Nascimento do compositor e regente paulista Gilberto Ambrósio Garcia Mendes (100 anos)

Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais – instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Dia Mundial da Visão – comemoração móvel (2ª quinta-feira de outubro), sob a responsabilidade da Organização Mundial da Saúde e Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira

14

Revelação de fotografias aéreas que iniciou a Crise dos Mísseis em Cuba (60 anos)

15

Morte da espiã holandesa Mata Hari (105 anos)

Lançamento da sonda Cassini-Huygens (25 anos)

Dia Internacional das Mulheres Rurais

Dia do Professor – criada em comemoração ao decreto de dom Pedro I, que instituía o ensino elementar no Brasil

Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA