Política

Gustavo Sebba condecorou entusiastas das tradicionais cavalhadas goianas, em sessão especial na manhã desta 3ª-feira, 14

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSBD), o Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela foi palco, na manhã desta terça-feira, 14, de sessão solene em homenagem aos entusiastas das cavalhadas goianas, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo a várias pessoas que trabaharam e trabalham pela realização dessa tradicional festividade de cunho religioso em Goiás.

Compuseram a mesa de trabalhos, além de Gustavo Sebba na presidência, os deputados Helio de Sousa (PSDB), Lêda Borges (PSDB), Sérgio Bravo (PSB) e o ex-governador de Goiás Marconi Ferreira Perillo.

Discursos

Lêda Borges, líder do partido na Casa, salientou o momento festivo e a alegria de receber os homenageados e convidados. “É uma bela tradição goiana de cavaleiros e foliões das nosssas cavalhadas tão queridas e prestigiadas”, disse. 

Sérgio Bravo, também, ressaltou a importância da homenagem à tradicional manifestação da cultura de Goiás. Por sua vez, o deputado Helio de Sousa parabenizou o colega Gustavo Sebba pela iniciativa da homenagem. “Para nós, que somos do interior, sei entender o que é origem, o que é o sapatear do cavalo, cavalgando”, afirmou. 

Sousa, também, relatou a importância da igualdade de todos durante as cavalhadas na cidade de Pirenópolis, neste ano. 

Gustavo Sebba cumprimentou a todos presentes no evento, especialmente aos que participam dos eventos culturais de Goiás. “Agradeço a presença dos organizadores e participantes das cavalhadas. É com orgulho que presido essa sessão em condecoração a essa tradição estadual. Homenagem justa que reconhece tudo que as cavalhadas representam ao nosso estado. É uma oportunidade para o Poder Legislativo demonstrar que valoriza o poder cultural e econômico que essa tradição tem para Goiás”, tratou.

Ele declarou que sua intenção era enaltecer aqueles que carregam essa tradição de séculos. “Uma encenação da reconquista da península ibérica pelos cristãos. É uma alegoria para celebrar a força e fé do povo cristão diante às adversidades. Goiás nasceu da coragem de quem buscava uma vida melhor. Não é qualquer vento contrário que derruba nossas tradições”, ressaltou Sebba.

O promotor de Justiça Heráclito d’Abadia Camargo representou os agraciados e falou em nome dos cavaleiros. Ele ressaltou a honra de representar os homenageados: “Para mim é uma honra falar em nome dos homenageados. Assim como eles, tenho sentimento de infinito amor. Não estamos falando de tradição, estamos falando de paixão, de amor, de devoção.” 

“Falar dessas tradições é falar de nós mesmos”, salientou ao relembrar outras cavalhadas tradicionais em Goiás, realizadas há séculos. E complementou ao frisar a beleza de cada uma delas, e do entusiasmo por integrar esse grupo de pessoas. Para Heráclito, o reconhecimento das cavalgadas é de fundamental importância, diante do que representa para a cultura de Goiás. As cavalhadas, também, são relevantes para os municípios e trabalhadores envolvidos durante a realização das festividades, do ponto de vista da economia, enquanto produto de turismo, com a geração de renda para muitas famílias. “É importante que seja reconhecido pelo Poder Público.”

Marconi Perillo, homenageado por ter se destacado pelo trabalho que realizou, quando governador, em favor das festividades tradicionais goianas, entre as quais as cavalhadas, lembrou que, após 31 anos, desde que chegou ao Parlamento goiano, tinha a honra de pisar pela primeira vez na nova sede do Legislativo.

“É uma honra estar aqui com vocês num dia em que a cultura e patrimônio imaterial do nosso estado é condecorado. As cavalhadas e as festas do Divino Espírito Santo, que são dos mais belos e importantes festejos. As cavalhadas fazem parte da história do estado, e são realizadas em diversos munic[ipios, como Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Petrolina, Corumbá, Santa Cruz, Pirenópolis, entre outros”, disse o ex-governador.

O tucano afirmou que as cavalhadas encenam algo que aconteceu há séculos atrás e é uma das belas facetas da história mundial. “É uma história bonita e são diferentes, porque algumas têm tradição espanhola e outras portuguesas. Mas na essência é a mesma coisa, que é a luta entre cristãos e bárbaros. É importante homenagear aqueles que ao longo de séculos mantiveram nossas tradições vivas”, tratou Marconi.

O ex-governador destacou, ainda, que para quem vive essa tradição desde criança esse é um momento muito especial. “É uma das festas mais bonitas e emocionantes. O povo das cidades onde as festas ocorrem esperou três anos para esse momento. Hoje, essa condecoração é um momento único que ressalta a relevância daqueles que ajudaram a construir o patrimônio imaterial de Goiás”, encerrou Marconi Perillo.  

Foram homenageados:

Adail Luiz Cardoso

Aldemar Gonzaga da Silva Neto

André Luiz Borges Pio

Antonio Francisco de Castilho Neto

Antônio Zanini Neto

Carlos Bonfim de Magalhães

Carlos Pereira Campos

Eudes Amorim Tavares Júnior

Faustina Leite Pereira

Fernando Lucas da Silva Damaso

Fidelmon Correia Bastos

Gilda Leite Pereira

Gilvan Espírito Santo Lobo

Hamilton Samuel Pinheiro Santana

Heráclito D’abadia Camargo

Hygor Antônio dos Santos

Inácio Hiwri de Pina

Inácio Rosicler de Pina

Jardel Dias da Hora

João Victor Ferreira de Castilho

José Arliwan Elias

José Roberto de Sousa

Josemar Luiz de Souza

Luiz Antônio Batista Godinho

Luiz Armando Pompeu de Pina

Marconi Ferreira Perillo Júnior

Martinez Pereira da Silva Filho

Mateus Felix Lopes

Meire Gonçalves Campos

Milson Pereira Pinto

Nivo De Oliveira Melo Filho

Paulo César Monteiro Júnior

Paulo Geovane de Oliveira

Pedro Henrique Jayme Oliveira

Rildo Ferreira da Silva

Roberto Jayme Neto

Rogério Abreu Figueiredo

Séfora Eufrasia de Pina

Silvio Francisco de Castilho

Silvio Leite de Moraes

Thomaz Xavier Maciel Neto

Vitor Barbosa Santos

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA