Geral

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

Publicado

em


Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, neste sábado, a partir das 9h. Uma verdadeira maratona de ações como palestras, oficinas e ações culturais abertas à comunidade e realizadas em diversos pontos da cidade.

Para este fim de semana, serão mais de 20 atividades abertas à comunidade que se estenderão ao longo de todo o dia, em diferentes pontos do Guará, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19| Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

O Festival Hackacity Guará é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF) e da Secretaria de Estado de Turismo do DF.  “Vamos ‘hackear’ a cidade do Guará com atividades espalhadas em todos os cantos: de auditórios, bares, restaurantes, escolas, praças e outros locais inusitados de forma presencial e/ou virtual”, destaca a idealizadora e coordenadora do projeto, Cristiane Pereira.

Ela explica que o cidadão é o ponto de referência, no centro da ação, durante a vivência neste dia. “E vai poder escolher que tipo de conhecimento e/ou informação que quer receber ou ter acesso, dando visibilidade para a cidade do Guará como uma cidade inovadora”, complementa.

“Esse projeto faz a diferença na vida de jovens e adultos pelo turismo. O turismo é a indústria que mais gera desenvolvimento e renda. O Hackacity Guará está impactando essa cidade pela economia criativa. Estivemos aqui com o programa Turismo em Ação e mapeamos os pontos turísticos da cidade. As experiências que são oferecidas aqui são únicas. Nós temos um futuro que começa agora e as nossas ações, hoje”, avalia a secretária Vanessa Mendonça.

Outro Patamar

Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, o projeto inseriu o Guará em outro patamar. “Serve de modelo e exemplo para outras administrações regionais, para as cidades do entorno e para o Brasil. O Codese se envolverá em todas as ações que signifiquem melhoria da qualidade de vida dos habitantes do DF, representamos a sociedade civil, com representantes dos mais diversos segmentos, autoridades, do meio acadêmico” afirma Leonardo Ávila.

“Para desenvolver o Hackacity, adotamos a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, recomendada pela Câmara de Turismo 4.0 – Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo do documento é elaborar e consolidar propostas sobre o tema “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica a coordenadora do projeto, Cris Pereira.

“O Guará é uma cidade fantástica, que tem uma história única, que começou pelas mãos dos moradores. Hoje possui 140 mil habitantes, está a 13 km da Esplanada, tem a Feira do Guará, o mais importante centro comercial da região e a Paróquia Maria Imaculada, um tesouro para o turismo religioso. Estamos inserindo o Guará na rota do turismo do DF. Vamos qualificar, reposicionar e embalar um produto pronto para o mercado de trabalho. E esse produto será o nosso legado para as futuras gerações”, ressalta a secretária Vanessa Mendonça.

Diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e a secretária executiva do Codese-DF, Rosane do Vale | Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

Parceria

“Essa parceria é muito importante enquanto Escola Técnica do Guará, que atende os estudantes e a comunidade de uma forma geral. Ofertamos formação profissional e técnica e vemos esse projeto como um novo degrau para a nossa comunidade”, justifica a diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví. Para este fim de semana, serão mais de 20 atividades abertas à comunidade que se estenderão ao longo de todo o dia, em diferentes pontos da cidade, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19.

Durante a programação “Hackacity Guará – Mutirão cidade inteligente” ocorrerá o lançamento da websérie que destaca todas as potencialidades da cidade como rota turística no Distrito Federal no canal do Projeto no Youtube . A série é um retrato do Guará, desde a sua criação até os dias de hoje, que revela a evolução da cidade e suas características tradicionais.

No canal também serão disponibilizados, posteriormente, vídeos de todas as atividades do Festival. A previsão é que a série de conteúdos esteja no ar até o dia 8 de dezembro.

Confira a programação

● 9h (Administração do Guará): Abertura do Festival com o tema “Cidades inteligentes – O que motivou o projeto Hackacity Guará Mutirão Cidade Inteligente”
● 10h (Escola Técnica do Guará): Debate – ênfase no Polo de Modas do Guará”
● 10h30 (Administração do Guará): Palestra: Plano para Cidades Inteligentes do Distrito Federal
● 11h (Horta Comunitária do Guará na QE 38): Debate “Meio ambiente e sustentabilidade”
● 11h30 (La Bella QI 29): Roda de Conversa “Gastronomia como potencial turístico”
● 12h (Chalé da Traíra): Palestra “A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”
● 12h30 (Feira do Guará): Debate “Empreendedorismo Social e Economia Criativa”
● 14h (Feira do Guará): Palestra “O projeto Câmara do Turismo 4.0”
● 14h30 (Torteria Gourmet – QE 26): Debate “Tecnologia e games como solução para resgate do jovem ao empreendedorismo e trabalho”
● 15h (Administração do Guará): Debate “Diversidade – Projeto Glória”
● 15h30 (Espaço Multiplicidade): Palestra “Como nasceu o Projeto Hackacity Guará”
● 16h (4º Batalhão de Polícia Militar): Debate “Esportes no Guará como resgate da sociedade para viver e colaborar”
● 16h30 (Casa de Cultura): Roda de Conversa “O patrimônio público da cidade do Guará”
● 17h (Urbanos Observatório na QE 13): Debate “O impacto da mobilidade numa cidade”
● 17h30 (Casa de Cultura): Palestra “Apresentação do Diagnóstico do projeto Hackacity Guará”
● 18h (Teatro Arena – Casa de Cultura): Encerramento

Cultura, empreendedorismo e turismo

Além dos debates e palestras temáticas, o Festival Hackacity Guará vai promover outras intervenções culturais e empreendedoras pela cidade. Serão diversas atividades e atrações entre shows, oficinas e feiras. Confira as atrações:

● 8h (Administração do guará): Pocket show com Diego Leon
● 9h às 11h (Horta Comunitária do Guará): Oficina de brinquedos e recicláveis
● 10h (Espaço Multiplicidade): Oficina Criação, Direção e Produção de Vídeo Clip.
● 10h às 16h (Praça da QE 19): Feira de empreendedorismo criativo d’A Pilastra; Oficina de Grafite; Oficina de construção de uma marionete tipo KOKOSCHKA
● 10h (Skateparque do Cave): Oficina de Skate com o Submundo Guará
● 14h (Ateliê Lola – QE 30 conjunto F casa 59): Oficina de Desenho Cidade Inteligente para Crianças
● 16h (Casa da Cultura do Guará): Roda de Conversa “Brazilian Blues Band, 27 anos de Música Independente”
● 18h (Casa da Cultura): Mulherau Flash Mob – Por vivências e práticas feministas nas cidades inteligente
● 20h (Casa da Cultura do Guará): Show com a Brazilian Blues Band

Serviço

Festival Hackacity Guará – Cidade Inteligente (atividades gratuitas) – Neste sábado, dia 4 de dezembro, das 9h às 20h. Início das atividades na Administração do Guará. Programação completa no link: https://hackacity.com.br/

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA