Nacional

Governo Federal lança página dedicada à Cúpula Social do Mercosul

Publicado

em

Evento acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro

O Governo Federal lançou nesta segunda-feira (27) uma página dedicada à Cúpula Social do Mercosul. Nela os interessados na cúpula poderão ter mais informações sobre inscrições, programação do evento e credenciamento de imprensa. A página está disponível pelo endereço: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/mercosul-social 

A Cúpula Social do Mercosul acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro e a exemplo do que foi feito nos Diálogos Amazônicos, ela ocorrerá dias antes da Cúpula de Líderes do Mercosul. Durante os dias do evento, será possível também acompanhar pela página as informações que surgirem durante o evento, como notícias e fotos.

 Cúpula Social do Mercosul

A efetiva participação da sociedade civil nas decisões sobre o presente e o futuro do Mercosul fortalece o processo de integração e reflete o caráter regional de desafios comuns enfrentados pelas populações do Cone Sul. Ciente desta realidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o compromisso de sediar a Cúpula Social durante a presidência ‘pro tempore’ do Mercosul (PPTB), em formato presencial. Sua realização estava suspensa desde 2016.

A Cúpula Social será realizada no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), e deverá contar com a participação de cerca de 300 pessoas da sociedade civil e dos governos do Brasil e demais países membros do Mercosul, além dos países associados. As mesas temáticas vão discutir o papel da participação social para a democracia no Cone Sul e a agenda para o Mercosul Social. Haverá também encontros de 5 grupos de trabalho, além de programação cultural. Os resultados da Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do Mercosul no dia 7 de dezembro.

A Cúpula Social do Mercosul é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Comentários do Facebook

Nacional

Secom estreia videocast nesta quinta-feira (22/2), com episódio sobre o Bolsa Família

Publicados

em

Em forma de bate-papo, podcast em vídeo traz gestores dos ministérios para explicar de forma simples as políticas do Governo Federal para a população

esta semana o Governo Federal estreia um podcast em vídeo, uma opção diferente para dialogar com a população e divulgar informações sobre os programas do Executivo que fazem a diferença na vida das pessoas. O lançamento do “Me conta, Brasil” será nesta quinta-feira, 22 de fevereiro. O programa vai ao ar no canal de Youtube da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Queremos detalhar a relevância de cada ação e mostrar como esses programas de saúde, educação, segurança e moradia transformam a vida do cidadão” Paulo Pimenta, ministro da Secom

Toda semana, um episódio novinho com temas de interesse do brasileiro será apresentado. O primeiro é sobre o Bolsa Família, principal estratégia de transferência de renda do Governo Federal, que completou 20 anos. Logo na sequência, um programa para desenrolar a vida dos endividados.

A ideia é que o videocast seja um espaço de bate-papo para explicar — de forma simples e didática — como as pessoas podem garantir os seus direitos e se beneficiar com as ações federais. A cada apresentação, dois ou mais porta-vozes de diferentes ministérios devem participar do diálogo.

“É nosso novo canal de comunicação”, afirma o ministro da Secom, Paulo Pimenta. “Queremos detalhar a relevância de cada ação e mostrar como esses programas de saúde, educação, segurança e moradia transformam a vida do cidadão”.

Será um ponto de encontro das políticas públicas. A área da Educação vai falar com o Desenvolvimento Social. A Saúde vai bater um papo com o Esporte. A Habitação vai compor com os Transportes. A Justiça, com Mulheres. Todos, no fim das contas, vão estar dispostos a conversar com a população, que também terá lugar no podcast para contar as suas histórias de vida e tirar dúvidas com o governo.

Quer saber como o Kellison deixou de ser um beneficiário e começou a trabalhar como gestor do Bolsa Família? Ou se emocionar com a trajetória da Nayara, filha de um vendedor de água de coco de Santa Leopoldina (ES) que virou médica no Mais Médicos? Tem ainda a história da Joelfa, do Piauí, que virou a página da violência doméstica e hoje ajuda outras mulheres, vítimas de abuso, e muito mais! Tudo isso no “Me conta, Brasil”!

 

SERVIÇO

Estreia do Me Conta, Brasil!
DATA: 22 de fevereiro (quinta-feira)
LINK: Canal da Secom no YouTube – https://youtube.com/secomvc

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA