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Governo do Tocantins investe em gestão e planejamento com foco na economicidade

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Comprometido com o incremento e modernização da gestão pública, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI), está realizando treinamentos com servidores do Executivo Estadual para utilização do Módulo de Compras Públicas do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o Plano de Contratações Anuais (PCA).

Finalizando a etapa de treinamentos, na manhã dessa quinta-feira, 17, servidores de múltiplas diretorias da Secad participaram de uma capacitação para utilização do Plano de Compras, um dos módulos do Siga. O treinamento é uma ação que visa atender o inciso VII, do artigo 12 da Lei nº 14.133/2021, a qual estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

“O Governo do Tocantins está acompanhando toda a modernização da Administração Pública, pois assim, conseguimos agilidade e transparência nas movimentações e aquisições de patrimônio realizadas pelo Governo e, sobretudo, com a implementação do Siga à nossa Pasta, podemos contar com um mecanismo de aprimoramento de controle interno quanto aos gastos públicos”, ressalta o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica.

De acordo com o superintendente de Administração e Finanças, Cleomar Arruda, a Lei passa a vigorar em abril de 2023 e determina uma nova forma de realizar compras e contratações. “Todo o planejamento no processo de compras e contratações deverá ser realizado a partir deste novo sistema que garantirá uma otimização da gestão”, esclarece Arruda.

O gerente de Logística e Estudos Técnicos da Secad, Giordano Bruno Milhomem, pontua que a ferramenta é uma aliada para os processos de planejamento. “Nossa meta é fomentar o planejamento, proporcionando uma mudança de cultura em todo o Poder Executivo Estadual”, frisou.

O sistema será utilizado em todos os órgãos estaduais e cada setor designará um servidor demandante para inserir os planejamentos na plataforma. A expectativa é que as demandas para 2023 sejam encaminhadas, via sistema, até 30 de novembro de 2022.

Os servidores interessados em se capacitar quanto ao uso da nova ferramenta também podem realizar o treinamento por meio de videoaulas disponíveis no site www.ead.ati.to.gov.br

Para mais informações: (63) 3212-4584/ 3212-4554 ou por meio da Central de Serviços no endereço eletrônico: https://chamados.ati.to.gov.br

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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