Geral

Governo do Tocantins capacita técnicos sobre projeto de piscicultura e implanta Unidade de Referência no Colégio Agrícola de Almas

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e instituições parceiras, promoveram nesta semana, de 8 a 10 de novembro, uma capacitação em piscicultura em tanque escavado, em Almas. Voltada para 30 técnicos do órgão rural e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e 10 alunos do Colégio Agropecuário de Almas, a iniciativa tem como finalidade impulsionar a implantação e promover a consolidação da atividade de piscicultura na região sudeste, considerada um dos grandes polos produtivos do Estado.

Realizado com incentivos do Convênio Assistência Técnica para o Médio Produtor (Ater para Médio), o curso está ocorrendo dentro da estrutura do Colégio Agropecuário de Almas, e também sede da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (AgroSudeste), cumprindo assim, o Acordo de Cooperação Técnica firmado na abertura oficial da feira, em abril deste ano, para a implantação de uma Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Tanques Escavados na unidade de Ensino.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destaca que a capacitação em piscicultura prepara e qualifica tanto os técnicos da extensão rural como também da regularização ambiental, por meio da parceria com Naturatins para fomentar a piscicultura no Estado.

“Nosso intuito é preparar os técnicos para desenvolver essa cadeia que é tão importante para a economia do Tocantins, especialmente nesta região. E, além de capacitar a equipe, deixa também um legado para a instituição de ensino do colégio agropecuário de Almas, com a implantação dos tanques, cumprindo, juntos com os parceiros Semarh [Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], Seinfra [Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação], Seduc [Secretaria da Educação] e a iniciativa privada Aura Mineração, o acordo firmado pelo Governo do Estado”, destacou.

De acordo com Andrey Costa, gerente de Pesca e Aquicultura do Ruraltins e um dos instrutores da capacitação, o objetivo do curso é capacitar os colegas em piscicultura, principalmente para implantação de tanques escavados.

“Começamos com a parte teórica, falando de manejo e boas práticas na piscicultura, desde a aquisição de alevinos até a parte de comercialização do peixe; e depois a gente entrou para construção e equipamentos na implantação de tanques escavados. E a parte prática consistiu na topografia e planialtimetria com capacitação dos colegas na utilização do nível ótico e leitura de pontos. Ainda na prática fizemos a aplicação de equipamento e as técnicas em uma área já demarcada dentro do colégio, que será também uma unidade demonstrativa”, relatou o gerente, acrescentando que nesse trabalho serão implantados cinco tanques para aplicação de tecnologia de replicagem.

Ainda segundo o gerente, essa unidade demonstrativa vai ser uma referência para região. “Os alunos do colégio Agropecuário vão aproveitar dessa unidade produtiva, que também vai servir para trazer produtores em cursos e capacitações e nas atividades da Agrosudeste em 2023”, completou.

O coordenador do Colégio, Arialdo Castro Junior, ressaltou a contribuição dessa parceria na implantação dessa URT. “Esse curso e essa parceria do Ruraltins com o colégio tem sido de grande valia, porque, além de deixar um legado que é a unidade implantada no colégio, torna a unidade referência para os produtores da região interessados em desenvolver essa atividade, poder participar aqui no colégio de capacitação; e ainda com a participação dos alunos dos cursos técnicos em agropecuária e zootecnia possibilitar que eles sejam agentes multiplicadores, tendo o conhecimento o laboratório para replicar os conhecimentos”, frisou.

Para o participante e técnico agrícola do Ruraltins de Tocantins, Raulino Noleto, a capacitação veio acompanhada de uma grande demanda do seu município pela implantação de piscicultura em tanque escavado. “ Este curso está sendo, para mim bem completo e bastante prático; principalmente partindo da base, que é construir um tanque de forma correta; desde a teoria à prática. E para mim vai ser bom porque no meu município está tendo uma demanda muito grande por tanques escavado, e piscicultura não é só fazer um buraco para criar peixe; vamos levar daqui conhecimentos e tecnologias que vai possibilitar fazer realmente uma piscicultura correta e regularizada conforme as normas do Naturatins e com maior potencial de produtividade”, avaliou.

Governo do Tocantins capacita técnicos do Ruraltins e Naturatins na implantação de projeto de piscicultura e implanta Unidade de Referência no Colégio Agrícola de Almas – Ruraltins/Governo do Tocantins

Coordenador do Colégio, Arialdo Castro Junior, ressaltou a contribuição dessa parceria na implantação dessa URT – Ruraltins/Governo do Tocantins

Iniciativa visa impulsionar a implantação e promover a consolidação piscicultura na região sudeste, considerada um dos grandes polos produtivos do Estado – Ruraltins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA