Geral

Governo do Tocantins capacita mais de 330 policiais penais no Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro em 2022

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), capacitou, de maio a outubro deste ano, 338 policiais penais no Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro. O treinamento foi ofertado pela Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen) e dividido em nove turmas para policiais de todas as oito regiões operacionais do Estado.

O gerente da Esgepen, Rodrigo Araújo, afirma que a formação mantém o nível de qualidade do serviço prestado. “Essa capacitação visa manter a qualidade no trabalho dos nossos policiais penais participando de um curso de ponta, aberto tanto para os novatos como para os veteranos e tendo como resultado profissionais tecnicamente mais preparados”, explica.

O curso

Durante o curso, os policiais penais participaram de aulas presenciais e teóricas realizadas na Esgepen e no Centro de Treinamento, localizado na Unidade Penal de Palmas, distribuído em nove turmas com 50 vagas e carga horária de 60 horas/aula.  

Para um dos instrutores, o policial penal Leandro Monteiro, o treinamento é importante para alinhar toda a tropa, tanto os mais antigos quanto os mais novos que tomaram posse recentemente. “O curso instrui o policial penal a se familiarizar com os equipamentos com o funcionamento, desmonte, uso individual e coletivo, práticas de tiro e áreas de atuação com cada equipe. Isso nos coloca em um mesmo nível de treinamento e aptidão para integrarmos qualquer equipe e desenvolver nosso papel na proteção e segurança pessoal, da equipe, dos custodiados, bem como, da nossa sociedade”, frisa o instrutor.

“Acredito que saímos daqui profissionais mais capacitados e seguros para atuar em nossa área, por isso a minha expectativa foi até superada”, complementa o policial penal novo na profissão, Alex Avelino, que demonstrou animação ao participar da formação.

Turmas

As turmas foram divididas em nove regiões operacionais para atender a todos os policiais penais das unidades penais de norte a sul do Estado.

Turma 1 – Palmas: contemplou as Regiões Operacionais IV e V, composta pela Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins, Unidade Penal de Barrolândia, Unidade Penal Regional de Palmas, Unidade Penal de Miracema, Unidade Penal Feminina de Miranorte, Unidade Penal de Porto Nacional e Unidade Penal Feminina de Palmas;

Turma 2 – Gurupi: também contemplou as Regiões Operacionais IV e V;

Turma 3 – Araguaína: contemplou a Região Operacional II, composta pela Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Unidade Penal Feminina de Ananás e Unidade Penal de Araguaína;

Turma 4 – Araguaína: também contemplou policiais penais da Região Operacional II;

Turma 5 – Gurupi: contemplou a Região Operacional VI, composta pela Unidade de Segurança Máxima de Cariri do Tocantins e Fazenda de Segurança Máxima de Cariri;

Turma 6 – Dianópolis: contemplou as Regiões Operacionais VII e VIII, composta pela Unidade Penal Regional de Dianópolis, Unidade Penal de Natividade, Unidade Penal de Taguatinga, Unidade Penal Regional de Ananás e Unidade Pena de Palmeirópolis;

Turma 7 – Colinas: contemplou a Região Operacional III, composta pela Unidade Penal Regional de Arraias e Unidade Penal de Palmeirópolis;

Turma 8 – Araguatins: contemplou a Região Operacional I, contemplando a Unidade Penal Regional de Araguatins, Unidade Penal de Augustinópolis e Unidade Penal de Tocantinópolis;

Turma 9 – Palmas: contemplou as Regiões Operacionais IV e V, composta pela Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins, Unidade Penal de Barrolândia, Unidade Penal Regional de Palmas, Unidade Penal de Miracema, Unidade Penal Feminina de Miranorte, Unidade Penal de Porto Nacional e Unidade Penal Feminina de Palmas.

Curso foi ofertado tanto para os novos policiais empossados como para os veteranos – Seciju/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA