Minas Gerais

Governo do Estado inaugura Samu nas macrorregionais Leste e Vale do Aço

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O Governo de Minas Gerais oficializou, nesta segunda-feira (28/12), em Governador Valadares, a implantação do Serviço de Urgência e Emergência do Leste de Minas, o Samu 192 Leste/Vale do Aço. Juntas, as regionais reúnem mais de 1,5 milhão de habitantes, num total de 86 municípios.

“A implantação do Samu Leste e Vale do Aço foi viabilizada pela alocação eficiente dos recursos financeiros. Representa uma melhoria efetiva na gestão da saúde nessas regiões”, afirmou o vice-governador Paulo Brant. Na oportunidade, ele também reforçou o trabalho de articulação entre diferentes setores da sociedade para a realização da entrega.

O Samu 192 Regional contará com 39 ambulâncias, sendo oito Unidades de Suporte Avançado (USA), 31 Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Central de Regulação, instalada no município de Governador Valadares, para atender às regiões do entorno. A gestão será feita pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência da Macro Leste de Minas Gerais (Consurge).
 

Ingrid Vasconcelos

Com a inauguração, o objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é reduzir ainda mais o tempo de resposta às emergências nas regiões. “Apesar da necessidade de remanejamento de recursos disponíveis, devido à pandemia, seguimos preparando e gerindo a rede de saúde pública do estado, para que todo cidadão mineiro tenha atendimento caso necessário”, destacou o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Implementação

Para viabilizar o programa, o Governo de Minas repassou, por meio de convênio, investimento de R$ 5.046.602,23.

As demais fases do projeto Samu 192 Leste/Vale do Aço serão iniciadas mediante habilitação do Ministério da Saúde. O valor total estimado para execução do contrato deste serviço é de R$ 28.685.456,40.

A implementação nas macrorregiões será dividida em três etapas. Esta primeira, inaugurada nesta segunda-feira (28/12), contempla uma Central de Regulação das Urgências, 12 Unidades de Suporte Básico (USBs) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Elas estão estrategicamente distribuídas nos municípios de Tarumirim, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Belo Oriente.

Para a segunda fase, serão acrescidas mais 15 USBs às bases centralizadas de Sardoá, Governador Valadares, Frei Inocêncio, Galileia, Itanhomi, Virgolândia, Aimorés, Conselheiro Pena, Antônio Dias, Dionísio, Açucena, Periquito, Santana do Paraíso, Inhapim e Vermelho Novo.

Na terceira e última etapa, outras cinco USAs passarão a integrar as bases descentralizadas de Mantena, Resplendor, São João Evangelista, Timóteo e Caratinga.

Também estiveram presentes na inauguração o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, o secretário executivo do Consurge, Narcélio Alves Costa, e o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Marcílio Dias.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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