Geral
Governador Wanderlei Barbosa determina força tarefa para atender vítimas e familiares da tragédia em Almas
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, colocou toda a estrutura do Estado à disposição para prestar socorro às vítimas e assistência às famílias que perderam seus entes queridos na tragédia que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 25, entre os municípios de Natividade e Almas, onde um acidente envolvendo uma van que fazia transporte de pacientes e uma carreta vitimou fatalmente 12 pessoas.
“Estou consternado com esta tragédia em Almas. Expresso minha solidariedade às famílias atingidas, e coloquei à disposição a estrutura do Estado para ajudar no que for possível às vítimas. Todas as nossas forças estão empenhadas neste momento. Determinei o deslocamento de equipes da Saúde, Bombeiros, Setas e Segurança para acompanhar os trabalhos”, expressou o governador Wanderlei Barbosa, que se deslocará para Almas nesta quinta-feira, 26, para prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas e acompanhar o trabalho das equipes do Governo do Tocantins.
Força tarefa
Um grupo de trabalho foi criado pelo Governo do Tocantins para prestar socorro às vítimas e assistência às famílias. São equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria da Saúde (SES) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).
A Secretaria de Estado da Saúde colocou à disposição toda a estrutura do Hospital Regional de Dianópolis, unidade hospitalar da rede estadual mais próxima à localidade. A pasta informou que acolheu no Hospital Regional de Porto Nacional um dos feridos, porém, devido à necessidade de avaliação neurológica, o paciente está sendo encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP). A SES-TO reforçou, ainda, que encaminhou equipe de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulância do Hospital Regional de Dianópolis para reforçar os serviços de Saúde no município de Almas.
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia Regional de Almas está reforçada com duas equipes que já se encontram na região para a identificação das vítimas, além da força tarefa para localizar o motorista do caminhão que supostamente teria se evadido após receber atendimento médico. O helicóptero da SSP também se deslocou para a região para atender as vítimas da tragédia.
Já a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social comunicou que serão repassados aos municípios das famílias impactadas pela tragédia recursos extraordinários do cofinanciamento estadual dos Benefícios Eventuais. Os Benefícios Eventuais são previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e oferecidos aos municípios para os cidadãos e suas famílias que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações de dificuldades.
Acidente
O trágico acidente que aconteceu na TO-280, próximo ao município de Almas, no sudeste do Tocantins, entre uma van que fazia transporte de pacientes e uma carreta, deixou 12 vítimas fatais. Entre os mortos há uma criança com poucos meses de vida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 14 pessoas estavam na van. Dois passageiros foram levados para unidades hospitalares, assim como as três pessoas que estavam na carreta: o condutor, uma mulher e uma criança. No atendimento às vítimas, todo efetivo dos bombeiros de Dianópolis participou da ocorrência com viaturas.
Fonte: Governo TO
Geral
Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.
» Conheça a produção em vídeo premiada
Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.
“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.
“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.
Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.
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