Cidades

Goiás e DF discutem avanços na saúde do Entorno

Publicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou nessa quinta-feira, (06/10), em Brasília, de uma reunião com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e com Ministérios Públicos do Estado de Goiás (MPGO), do DF e dos Territórios (MPDFT), para discutir estratégias que promovam avanços na saúde para beneficiar os quatro milhões de moradores da região do Entorno.

A iniciativa promoverá a elaboração de um termo de cooperação técnica para promoção de ações conjuntas na área da atenção, vigilância e regulação em saúde na região. O encontro foi intermediado pela coordenadora da área da saúde do Ministério Público do Estado de Goiás, promotora de justiça Lucinéia Vieira Matos, e pela subprocuradora-geral de justiça para assuntos institucionais do MP-GO, procuradora de justiça Laura Maria Ferreira Bueno.

Marco no Entorno
A procuradora Laura Bueno destacou que o encontro foi “histórico”. “Conseguimos nesse momento renovar um termo de cooperação entre o MPGO e o MPDFT para tratarmos das questões comuns em todas as áreas. A área de saúde foi escolhida como uma das nossas prioridades, além da questão da mobilidade”, explicou, acrescentando que a participação do secretário da SES-GO, Sandro Rodrigues, na reunião foi “um pontapé inicial extremamente relevante”.    

Sandro Rodrigues informou que serão realizadas reuniões periódicas para elaborar um plano de trabalho, que culminará no termo de cooperação que, assim que for concluído, deverá ser assinado em Goiás. “É uma necessidade que deve avançar o mais rápido possível. Temos tranquilidade para começar essa discussão, pois sempre foi uma meta nossa avançar nesse processo”, afirmou, acrescentando que o Estado de Goiás dispõe de duas unidades hospitalares e uma unidade ambulatorial especializada no Entorno.

Novas unidades
Nos últimos quatro anos, o Governo de Goiás investiu na instalação da Policlínica de Formosa para dar vazão aos exames diagnósticos e intervenções de menor complexidade e, ainda, em dois grandes hospitais: o Hospital Estadual de Formosa e Hospital Estadual de Luziânia, ambos estadualizados, reformados, ampliados e modernizados para atender toda a região. Além disso, está em fase de conclusão o Hospital Estadual De Águas Lindas, obra retomada após décadas de paralisação.

Cooperação
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, também destacou a importância de DF e Goiás pensarem juntos nas formas de melhorar o atendimento às populações do Entorno. “As duas gestões querem trocar conhecimento para resolver gargalos para o atendimento de quatro milhões de pessoas”, avaliou, exemplificando a Atenção Primária à Saúde de Goiás que “é um exemplo” e que, por conseguinte, facilita o trabalho do Complexo Regulador.

O procurador distrital do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes, destacou que a região do Entorno precisa ter um tratamento diferenciado. “Vivemos um excelente momento, temos aqui dois secretários de Estado que têm sintonia e têm a vontade de concretizar a passos largos necessidade que são percebidas”, avaliou ele.

Fotos: Irom Braz

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA