Cidades

Goiânia recebe espetáculo mineiro Cartografias, com apresentação de dança presencial e virtual simultânea, no MAG e Grande Hotel

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), recebe, nesta quinta-feira (24/03), no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis; e nesta sexta-feira (25/03), no Grande Hotel, na Rua 3, Centro; o espetáculo de dança mineiro “Cartografias”, às 20h, nos dois dias. Apresentações são gratuitas.

O espetáculo é apresentado ao ar livre pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Projeto, inspirado em obras literárias de escritoras indígenas, é financiado pelo Edital Funarte de Circulação Centro Oeste, e também será apresentado em prédios históricos de Campo Grande (MS).

Para o prefeito Rogério Cruz, é uma honra receber o “Cartografias” em dois polos culturais da Capital. “O nosso querido Museu de Arte de Goiânia e o nosso patrimônio cultural, Grande Hotel, serão palcos de uma obra de arte de realização e reconhecimento internacional. São 30 minutos que nos permitirão apreciar o encontro cultural de vários países de forma híbrida e simultânea”, afirma.

‘Cartografias’ é uma obra de improvisação em dança, com duração de 30 minutos, construída a partir do seguinte tripé: investigação de novas formas de territorialidade, intercâmbios à distância entre os artistas convidados, e o trabalho com poemas escritos por mulheres indígenas latino-americanas: Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia).

As apresentações acontecem de forma híbrida: enquanto os bailarinos Duna Dias e Leonardo Augusto realizam sua performance presencialmente, serão projetadas imagens de 17 artistas convidados de cinco países da América Latina – Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru – dançando e se apresentando simultaneamente. Objetivo é promover diálogo entre o corpo, a cidade, seus cruzamentos e ressignificações por meio da dança. A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez.

O secretário de Cultura, Zander Fábio, pontua a importância de Goiânia ser escolhida para apresentação de grupo com tamanha bagagem. “Uma grande oportunidade de intercâmbio e troca de experiência para a nossa arte. A prefeitura já promove festivais com participações internacionais de grupos de dança, teatro, e a nossa intenção é ampliar cada vez mais, disseminando potencial e espalhando cultura por todos os cantos da nossa cidade”, ressalta o secretário.

Grupo Contemporâneo de Dança Livre
Originário de Minas Gerais, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010, e já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Panamá, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Peru.

Integrante do grupo, Duna Dias explica que o projeto nasceu da possibilidade de investigar a dança a partir de relações, discussões, compartilhamentos e observações coletivas, de modo a promover intercâmbio de experiências entre diferentes vias. “Assim, podemos ampliar o ângulo de perspectiva do que é criado em dança hoje. Além disso, o projeto é derivado de experiência que o grupo viveu durante dois anos da pandemia, quando isolados em suas casas, dançarinos e outros artistas se reuniam de forma online para dançar e se apresentar em lives”, afirma a artista.

Serviço
Assunto:
Goiânia recebe espetáculo mineiro “Cartografias”, com apresentação de dança presencial e virtual simultânea, no MAG e Grande Hotel
Data e Hora:
24/03 – quinta feira – 20h | MAG – Museu de Arte de Goiânia – Bosque dos Buritis
25/03 – sexta feira – 20h | Grande Hotel Goiânia – Rua 3, Centro
Classificação Livre
Assessoria:
Lívia Máximo (62) 99236-3820

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA