Cidades

Goiânia possui melhor ambiente para se fazer negócios no Centro-Oeste, aponta Ministério da Economia

Publicado

em

Goiânia é a cidade com mais de 500 mil habitantes que possui o melhor ambiente de negócios do Centro-Oeste, aponta o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), em avaliação realizada pelo Ministério da Economia, divulgada na última segunda-feira (09/01). A pesquisa busca promover a concorrência entre os atores privados locais, disseminando práticas que diminuam a burocracia e os custos de se fazer negócios no município.

Para chegar ao resultado, o Ministério da Economia avaliou 119 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes em mais de 600 questões divididas em três eixos. O objetivo foi levantar os entraves e as facilidades de acesso ao mercado local, condições de competição com instituições já estabelecidas e a qualidade do ordenamento jurídico vigente.

Goiânia atingiu a média de 553,67 pontos, liderando o ranking entre as cidades da Região Centro-Oeste, atrás apenas de Brasília, que obteve 578,40 pontos. A capital goiana está acima da média nacional, que é de 473,92 pontos.

“Criar um ambiente de negócios positivo em Goiânia sempre foi uma meta da nossa gestão. A liderança no ICM se soma a outros indicadores, como o crescimento do número de empresas em atividades e oferta de empregos, que apontam para desenvolvimento estruturado da nossa economia”, avalia o prefeito Rogério Cruz.

Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Tiago Zancope e Amanda Nunes Carneiro, passaram meses coletando as informações municipais para repassar os dados ao Ministério da Economia. “Foi um grande desafio chegar até esse resultado. O trabalho da prefeitura conseguiu manter a cidade de Goiânia como uma das mais competitivas do país, sobretudo, por conta da aprovação do Novo Código Tributário e o Plano Diretor”, destaca Zancope.

“Esse resultado demonstra que as ações do poder público estão surtindo o efeito esperado, colocando a cidade como uma referência para atração de empresas, empregos e a criação de negócios”, afirma Silvio Sousa, Secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa.

Metodologia
No Eixo I foram abordadas questões como abertura de negócios, alvarás de funcionamento, infraestrutura local, zoneamento urbano, dentre outros. Já o Eixo II abrange a Lei de Liberdade Econômica, aspectos regulatórios da produtividade e de serviços públicos e a concorrência em serviços públicos. E o Eixo III avalia as boas práticas jurídicas e a equidade de tratamento entre os regulados, garantindo parâmetros iguais para competição entre os atores.

Notas de Goiânia comparadas à média nacional:

Empreendendo no Município
Avalia o ambiente regulatório municipal no tocante à abertura de empreendimentos e o tratamento econômico que é conferido a esses estabelecimentos após o início de suas atividades

Nota Goiânia: 45,51
Média nacional: 50,64

Infraestrutura e Uso do Solo
Avalia o uso eficiente do solo, bem como a infraestrutura e a logística dos municípios

Nota Goiânia: 60,55
Média nacional: 51,87

Construindo no Município
Avalia os procedimentos necessários para licenciamento de obras e reformas

Nota Goiânia: 45,22
Média nacional: 33,95

Qualidade da Regulação Urbanística
Avalia o acesso e a transparência dos procedimentos necessários ao licenciamento urbanístico

Nota Goiânia: 66,41
Média nacional: 57,75

Liberdade Econômica
Avalia, dentre outros pontos, a adesão e, principalmente, a implementação dos municípios aos princípios trazidos pela Lei de Liberdade Econômica

Nota Goiânia: 40,37
Média nacional: 38,00

Concorrência em Serviços Públicos
Avalia a qualidade do ambiente concorrencial nos serviços públicos realizados dentro dos municípios

Nota Goiânia: 74,38
Média nacional: 62,43

Segurança Jurídica
Avalia a previsibilidade e a equidade do poder fiscalizatório dos municípios visando garantir um tratamento justo e isonômico entre os agentes

Nota Goiânia: 51,34
Média nacional: 43,52

Contratando com o Poder Público
Avalia a qualidade das regulações municipais sobre os procedimentos necessários para a realização de concorrências públicas

Nota Goiânia: 73,15
Média nacional: 49,49

Tributação
Avalia a carga tributária dos municípios visando garantir a isonomia entre os diferentes agentes e evitar o excesso de benefícios tributários que podem privilegiar determinados setores da economia em detrimento dos demais

Nota Goiânia: 41,38
Média nacional: 38,89

Secretaria de Desenvolvimento e economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA