Cidades

Gestão de Rogério Cruz investe na arborização de Goiânia, que, no mês de maio, recebe floradas das paineiras

Publicado

em

As ações da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), para revitalização de parques e reservas ambientais, asseguram à cidade o título de Capital Verde do Brasil. Nos primeiros 15 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz, foram plantadas 121,9 mil árvores. No mês de maio, o município recebe as floradas das paineiras, que embelezam as ruas.

Conhecidas como barrigudas, as paineiras atraem grande número de pássaros, principalmente periquitos-de-encontro-amarelo, que se alimentam de seus frutos, e abelhas, borboletas e beija-flores, que se fartam de néctar e pólen.

A depender da época do ano, o espetáculo das floradas também é proporcionado por ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), e flores do cega-machado, jacarandá-mimoso, cássia-javanesa, escumilha-africana e sibipirunas.

“Paineiras colorem nossas ruas e, já no segundo semestre, são os ipês que trazem mais beleza à capital. Goiânia é, realmente, abençoada pela natureza”, afirma Rogério Cruz, que destaca o empenho e dedicação dos servidores da Amma e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no cuidado com a cidade.

Ele reforça o desejo de tornar a cidade a mais verde do mundo. “Este é o pontapé inicial. Em breve seremos a número um no mundo”, declara.

Presidente da Amma, Luan Alves afirma que, além da beleza das flores que enfeitam as ruas, praças e parques de Goiânia, “o lado ambiental benéfico das árvores é essencial para proporcionar bem-estar à população”.

Ele aponta que “as árvores absorvem gás carbônico e emitem oxigênio, filtram o ar, diminuem a poluição sonora, aumentam a biodiversidade e reduzem o nível de estresse das pessoas, dentre outros benefícios”.

Em reforço à arborização da cidade, a prefeitura conta com programas criados pela Amma: o Disque Árvore e ArborizaGyn.

O Disque-Árvore faz a entrega, gratuitamente, em domicílio, de mudas para a população, para compensar a retirada de árvores de grande porte, que foram erroneamente plantadas em calçadas estreitas e sob fiação.

Já o ArborizaGyn foi lançado em novembro de 2021 pelo prefeito Rogério Cruz. Em uma ação histórica, a prefeitura plantou, de forma simultânea, 50 mil mudas nativas em três pontos da capital: Parque Três Marias, no Jardim Presidente, Alameda Andrelino de Morais, no Setor Faiçalville, e Parque Cascavel. A ação foi realizada pela Amma, em parceria com a Comurg.

Além das 121,9 mil mudas de árvores plantadas desde o início da gestão, a administração municipal revitalizou 23 dos 62 parques da capital, além de 257 praças. Mais nove parques estão em processo de implantação. A prefeitura entregou os parques Leonardo Peixoto, Antônio Wagno Codó, a segunda etapa do parque Sargento David Luiz, e a reconstrução do Bosque dos Anjos, na atual gestão.

A Amma deu início à repaginação de outros 36 parques já existentes, por meio de reforma ou construção de equipamentos como quadras e campos esportivos, bancos, lixeiras, pista de cooper, academia ao ar livre, iluminação, dentre outros.

Flores no Parque
No mês de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia lançou o Projeto Flores no Parque, iniciativa que promove o plantio de espécies ornamentais na capital. A ação começou por quatro parques das regiões Sul e Oeste, que receberam mais de 17 mil mudas resistentes a variações climáticas.

O primeiro a receber o projeto foi o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. Lá, foram cultivadas 10 mil mudas de Vinca Mix e Tagete Amarelo, flores resistentes ao clima quente e que florescem no verão e na primavera.

Em seguida, o Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, recebeu 3.648 mudas ornamentais, em formato de flor, das espécies Vinca Mix, Tagete Amarelo e Sálvia Red. As inclusões mais recentes foram no Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz, Jardim Botânico, e Areião.

Rogério Cruz pontua que o trabalho de revitalização dos parques da capital, que passa pelo plantio de espécies nativas do Cerrado, inclusive frutíferas e, agora, mudas ornamentais, são fundamentais para tornar Goiânia ainda mais verde.

“Nossos parques recebem projetos paisagísticos que ampliam as possibilidades de abrigo e alimento para os animais”, afirma o prefeito. “Agora, com o Projeto Flores, os espaços públicos ganham mudas que, além de deixá-los mais bonitos, contribuem consideravelmente com a preservação ambiental”, observa.

O presidente da Amma também ressalta o trabalho das equipes de arborização. “São ações fundamentais para a preservação do meio ambiente, além de deixar os espaços de convivência ainda mais agradáveis para as famílias que os frequentam”, diz.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA