Distrito Federal

GDF investirá R$ 6 milhões em nova UBS do Gama

Publicado

em


O Gama vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para reforçar o atendimento à população da região sul. Após acordo entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a União, a estrutura será erguida em uma área de três mil metros quadrados onde funcionava o antigo Posto de Saúde nº 8, fechado desde 2015.

O terreno onde será construída a futura UBS nº 7 do Gama pertence ao governo federal, junto ao qual o GDF buscou uma solução para dar utilidade ao terreno abandonado e ampliar a oferta de saúde.

Abandonado desde 2015, prédio onde funcionava o Posto de Saúde nº 8 será todo reformado para abrigar a UBS | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Nós temos feito um trabalho de reformar estruturas que estavam abandonadas há muitos anos” Governador Ibaneis Rocha

Nesta terça-feira (11), o governador Ibaneis Rocha e o titular substituto da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Guilherme Maciel Antunes de Carvalho, assinaram o documento de guarda provisória do terreno, o que já permite a construção no local. O próximo passo são os ajustes técnicos para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) licitar a obra.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, comemorou o acordo feito pelo GDF e o governo. “É importante esse investimento porque vai reforçar o atendimento a uma região carente, que tem uma procura grande pelos serviços prestados na atenção primária”, disse. “É mais uma ação do governador Ibaneis Rocha voltada para a melhoria da saúde, em um momento tão delicado que vivemos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus”.

O governador Ibaneis Rocha (C), durante a assinatura do documento | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Durante a assinatura do documento, o governador ressaltou: “Nós temos feito um trabalho de reformar estruturas que estavam abandonadas há muitos anos. É o caso deste posto de saúde do Gama, que vai ser transformado em uma UBS para reforçar o atendimento na região sul do DF. Tivemos o apoio e a boa vontade da União, que nos doou o terreno, e agora vamos tocar a licitação para iniciar essa obra em breve.”

Emendas parlamentares

“Esse trabalho foi possível graças a uma ação em equipe” José Humberto Pires, secretário de Governo

Assim, o velho Posto de Saúde nº 8, abandonado desde 2015 e degradado pelo tempo e vandalismo, dará lugar à nova UBS nº 7.  A obra está estimada em R$ 6 milhões e será custeada, em parte, por emendas de parlamentares distritais.

“A cessão está em andamento”, informa Guilherme Carvalho. “Fizemos a guarda provisória já passando a área para o GDF para depois fazer a doação definitiva, daqui a dois ou três meses. A guarda provisória já dá direito ao GDF de interagir na área e construir a UBS. Somos parceiros do GDF e fizemos os trâmites andarem mais rápido.”

Esse bom relacionamento é destacado pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, que lembra também o esforço coletivo dentro do GDF: “Nosso relacionamento com o governo federal é o melhor possível. Esse trabalho foi possível graças a uma ação em equipe do governo e vai ao encontro do que temos feito no sentido de atualizar os equipamentos públicos: restabelecer aqueles que estavam parados e construir novos”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA