Geral

Fundo de Apoio à Cultura terá 331 pareceristas no DF

Publicado

em


“Essa seleção é chave para que as avaliações dos editais do FAC, sobretudo o Brasília Multicultural, ganhem celeridade” Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, na edição desta quarta (14) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado final do Edital n° 10/2021, que trata do credenciamento de pessoas físicas – pareceristas – para atuar como membros de grupo de avaliação técnica e de mérito cultural do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Foram 331 credenciados, de um total de 426 inscritos.

Serão contemplados projetos de diversas linguagens artístico-culturais, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs) e para quem nunca tenha acessado os recursos do FAC. “Essa seleção é chave para que as avaliações dos editais do FAC, sobretudo o Brasília Multicultural, ganhem celeridade”, observa o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Os pareceristas vão analisar projetos das áreas de Artesanato, Arte inclusiva, Artes plásticas e visuais, Arte urbana, Audiovisual, Circo e manifestações circenses, Cultura digital, Jogos eletrônicos e arte-tecnologia, Cultura popular e manifestações tradicionais e originárias, Dança, design e moda, Diversidade e cultura LGBTQIA+, Fotografia, Gastronomia, Livro, leitura, escrita, literatura e contação de histórias, Manifestações culturais gospel e sacrorreligiosas, Música, ópera, orquestras e musicais, Patrimônio histórico e artístico material e imaterial, Pesquisa e documentação, Produção e gestão cultural, Rádio e TVS educativas e culturais (sem caráter comercial)  e Teatro.

Credenciamento

“Para suprir essa nova necessidade avaliativa, renovamos nosso banco de pareceristas credenciados”, informa o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro. “É fundamental lembrar que o FAC depende disso, pois são os pareceristas que avaliam o mérito cultural dos projetos. Com o aumento do edital, foi necessário trazer pessoas capacitadas para novos segmentos, além de pontuar os inscritos PCDs e aqueles que têm conhecimento a respeito de arte inclusiva.”

Os profissionais credenciados ficarão à disposição do Conselho de Administração do Fundo de Apoio à Cultura (Cafac) para composição dos grupos de avaliação técnica e de mérito cultural. que atuarão nas seleções de projetos artísticos e culturais do FAC.

A vigência do credenciamento é de um ano a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por até igual período. O participante que tiver interesse em permanecer credenciado deverá comunicar à Secec, pois haverá reabertura do prazo para novas inscrições.

Convocação

Ainda neste mês, o DODF publicará convocação dos credenciados. Todos serão notificados por e-mail e terão prazo de cinco dias, a partir da convocação, para apresentar os documentos listados nos itens 10.1 e 10.2 do edital. A Secec recomenda que isso seja providenciado com antecedência, pois o prazo é curto.

Confira, abaixo, a documentação necessária:

  • Certidão negativa de débitos expedida pela Secec;
  • Certidão negativa de débitos com a Fazenda estadual e municipal do domicílio ou sede do contratado, ou outra equivalente;
  • Certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais, expedida pela Receita Federal;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas.

Previamente à contratação, o profissional credenciado deve apresentar também documento que comprove sua cadastro no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e declaração de que não há interesse por si ou qualquer de seus parentes consanguíneos, em linha reta ou colateral até segundo grau, em projetos culturais que serão analisados.

Também será preciso apresentar uma declaração que não participou como colaborador na elaboração de projetos por ele analisados, e que não faz parte da instituição proponente nem tem parentesco próximo com alguém que a componha.

Sobre o FAC

R$ 53,64 milhões Total de recursos investidos pelo FAC em 2021

O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. O Fundo, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por meio de editais públicos, foi criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997.

Em 2021, o FAC investiu o maior montante da história. Foram destinados R$ 53,64 milhões em ao menos 802 projetos, divididos em cinco categorias voltadas para 22 linguagens artísticas, com reserva de vagas para O Meu Primeiro FAC e para proponentes PCDs. A principal fonte de recursos do FAC consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo do Distrito Federal.

Confira aqui a lista das pessoas selecionadas.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA