Distrito Federal

Fim dos alagamentos em casas à margem de rodovia da Fercal

Publicado

em


A solução foi também rebaixar a via que estava em um nível superior ao das casas, acabando com o desnivelamento que impulsionava o fluxo das águas das chuvas para dentro dos imóveis | Foto: divulgação

Já era um problema crônico na Fercal: bastava chover forte e dezenas de famílias às margens da DF-205 Oeste, na Fercal, sofriam com alagamentos e inundações dentro de casa. A enxurrada descia da comunidade rural Boa Vista, em um ponto mais elevado da região e não escoava ao chegar na rodovia.

Esta semana, equipes do GDF Presente, programa de zeladoria do Governo do Distrito Federal (GDF), escavaram e está sendo construído um canal de aproximadamente 150 metros que vai ligar o povoado à rede que atravessa sob a estrada – e que estava desobstruído, causando os alagamentos.

Um canal de aproximadamente 150 metros está sendo construído e vai ligar o povoado à rede que atravessa sob a estrada – e que estava desobstruído, causando os alagamentos | Foto: divulgação

A solução foi também rebaixar a via que estava em um nível superior ao das casas, acabando com o desnivelamento que impulsionava o fluxo das águas das chuvas para dentro dos imóveis.

“Fizemos um mapeamento dos pontos de alagamento da Fercal junto com o Corpo de Bombeiros. No início de 2019 eram dez. Agora são quatro, incluindo este da Boa Vista que já está sendo resolvido”, conta o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva.

Um vídeo enviado por um morador da região mostrando todos os cômodos de uma casa completamente alagados durante um temporal foi parar na Administração Regional da Fercal.

De lá, saiu a demanda de acabar com um problema de mais de 4 anos. A ação mobilizou todo o Polo Norte, núcleo responsável por atender quatro regiões administrativas, entre elas a Fercal.

O aposentado Antônio Carlos Feijó, de 51 anos, já perdeu geladeira, aparelho de TV e teve outros móveis estragados em quatro inundações. “Isso põe, finalmente, fim a um pesadelo vivido por pelo menos 20 famílias em dias e noites de temporal”, afirma.

Ainda na Fercal, o GDF Presente fez o patrolamento de seis ruas da comunidade Boa Vista, um dos 14 núcleos urbanos espalhados pela região distantes da área central.

A ação faz parte de um processo de benfeitorias promovidas para melhorar o bem-estar das cerca de 3 mil famílias que moram por lá.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA