Política

Filiado ao DC, Delegado Eduardo Prado analisa atuação parlamentar em 2021 e projeta perspectivas para 2022

Publicado

em


Em meio a um ano conturbado cercado de desafios, o líder do Democracia Cristã (DC) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Delegado Eduardo Prado, faz um balanço positivo de 2021, comemora acertos e reforça suas expectativas para 2022.

“Da minha parte, vou fazer em 2022 o que sempre fiz: ser um deputado presente. Chego no 4º ano do mandato aqui na Alego com o reconhecimento de ser um parlamentar assíduo, íntegro, ficha limpa e combativo. Jamais vou me isentar da missão de defender os interesses dos goianos e defender as categorias e causas que tenho me dedicado, como a segurança pública, educação, causa animal, setor produtivo, defesa dos consumidores”, disse Prado.

Com a atuação voltada para os municípios, o deputado afirma, ainda, que a atuação firme em Plenário é fundamental para defender as categorias e os interesses do povo goiano.

Projetos

O deputado relembra dos projetos que apresentou, discutiu e analisou no ano parlamentar. Destaca o enfrentamento para retirar a cobrança de 14,25% da remuneração dos aposentados e pensionistas, por meio de uma PEC.  

“Incansavelmente, cobramos do governador o cumprimento de sua promessa de campanha para reduzir o ICMS dos combustíveis, o que ainda não ocorreu. Posicionei-me contrário a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, não só pela desnecessidade, mas pela estagnação que o Estado enfrentará com o ingresso no regime. Votei contra o projeto de lei nº 4983/21, que retira as horas complementares dos professores. Lutei para que a data-base fosse paga aos servidores públicos”, relembra.

Do ponto de vista político, ele afirma que sua principal conquista foi representar Goiás no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília. A escolha foi feita como produto de projetos de sua autoria que defendem a causa ambiental. “Foi um ano intenso, com muitas parcerias firmadas, vitórias alcançadas e desafios. Estamos prontos para fazer muito mais por Goiás no próximo ano”, afirma.

Transparência

Prado destacou que seu objetivo sempre foi dar assistência a todas as cidades goianas. Para isso, conta que destinou emendas e manteve diálogo intenso com a população, atento às suas demandas.

“Os recursos enviados para cada cidade de Goiás mudam a vida das pessoas, pois otimiza a saúde, traz melhorias para a educação, segurança e infraestrutura. Segundo o Instituto Nacional de Orçamento Público, os deputados estaduais goianos destinaram um montante de R$ 385,4 milhões para os municípios”, destaca.

Sobre a situação financeira da Alego, o deputado apontou a renúncia do Poder ao duodécimo, que levou R$ 63 milhões para auxiliar o Estado no embate à pandemia. “Acredito que essa ação mostra que não há porque questionar sua autonomia financeira”, conclui.

Oposição

Membro da oposição, o deputado afirma que a Assembleia tem deputados com atuação independente, que enfrentam os projetos do Governo que prejudicam a população. Ele diz, ainda, que a Alego tem sido presente e mostrado o que é certo e errado.

“Não faço oposição por oposição. Sou independente. Voto de acordo com a minha consciência. Se a matéria proposta prejudica os goianos ou determinada categoria, voto contrário. Para defender os interesses dos goianos, não abro mão do diálogo para negociação. Mas acredito que temos um diálogo saudável, essencial para o sistema democrático que vivemos”.

Nova sede

A inauguração da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está cada vez mais próxima. Eduardo relembra como o espaço será mais amplo para atender melhor a sociedade e os prefeitos e vereadores do interior do estado. “Se a Alego é a “Casa do povo”, ela precisa ser bem receptiva. A nova Casa deve proporcionar uma experiência agradável e segura para a população, imprensa, servidores e deputados”.

Ano eleitoral

Com a proximidade das eleições de 2022, o deputado afirma que é possível compatibilizar o trabalho em Plenário com as visitas ao interior. “Não é só possível como necessário. As atividades do Plenário não podem parar com a eleição. Saber equilibrar as demandas será essencial para continuarmos a executar os trabalhos com excelência. Porém, como deputados estaduais, temos que estar presentes nas cidades, para atender a população e saber as necessidades do lugar em que vivem”, ressalta.

Prado diz, ainda, que 2022 será um ano de muito trabalho. “Nosso ritmo permanecerá acelerado, sempre em busca de melhorias para a sociedade e para cada município de Goiás. Tenho uma equipe competente que faz a nossa jornada mais leve e vitoriosa. Sendo assim, nossas perspectivas são as melhores”.

Em relação às dificuldades que o País enfrenta, o parlamentar confia que a crise não irá atrapalhar a busca pelo voto. “Pelo contrário. Acredito que o eleitor terá a possibilidade de escolher o político que está do lado dele. Ou seja, que votou a favor de projetos que beneficiam a sociedade e apresentou projetos de lei que colaboram para uma cidade melhor. As crises econômicas são cíclicas e o eleitor poderá observar bem qual político colaborou para extinguir ou enfrentar as dificuldades enfrentadas”, diz.

Por fim, o deputado esclarece que todos os partidos precisam apresentar alternativas para a crise econômica e política do Brasil e ressalta a necessidade de se aperfeiçoar e modernizar a legislação brasileira.

“É necessário que cada agente público, cada político, cada servidor público, tenha como missão defender o Brasil, defender seu estado, defender a administração pública, para que o cidadão seja atendido nos seus direitos. Cabe a todos os partidos defenderem os princípios que estão no artigo 37 da Constituição. Devemos esperar de todos os partidos comprometimento com a cidadania e dignidade da pessoa, respeito à moralidade e a luta constante pela eficiência do Estado, que só existe para atender a população”, aponta Prado.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA