Distrito Federal

Fercal ganha Espaço da Juventude com 16 computadores

Publicado

em


Nessa sexta-feira (30) foi inaugurado mais um Espaço da Juventude, agora no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol. A unidade recebeu dezesseis estações de trabalho completas (CPU, monitor, mouse e teclado) com acesso à internet para que os jovens da região possam fazer trabalhos escolares e cursos on-line, dentre outras atividades.

O Centro da Juventude da Fercal é o primeiro localizado em uma área rural | Fotos: Divulgação/Sejuv

A Secretaria de Juventude apresentou o projeto com os equipamentos para a Coordenação Regional de Ensino da Fercal, que por sua vez, se comprometeu a providenciar o espaço apropriado para a realização das atividades, garantindo a infraestrutura do local e o funcionamento dos aparelhos.

A entrega do espaço contou com a presença de Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal; Emilly Coelho, secretária Nacional da Juventude; Fernando da Silva, administrador da Fercal; Lindonor Maria, diretora do CEF Queima Lençol; Fábio Alves, vice-diretor do CEF Queima Lençol, além de funcionários da escola.

Feliz por mais uma entrega, o secretário de Juventude agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento e falou sobre a importância da entrega do espaço. “Hoje celebramos a inauguração do quarto Espaço da Juventude, sendo o primeiro em uma zona rural que vai beneficiar quase 700 jovens que estudam aqui hoje. E é com imensa alegria que a Sejuv faz essa entrega, porque esse projeto oportuniza acesso à tecnologia e promove dignidade aos nossos jovens”, comemora. O chefe da pasta agradeceu, ainda, a parceria firmada com a equipe diretiva da escola.

O Centro da Juventude da CEF Queima Lençol recebeu 16 computadores nesta sexta (30)

Segundo Emilly Coelho, secretária Nacional da Juventude, a conectividade ainda é um problema para muitos jovens e por isso o Espaço da Juventude é muito importante. “Hoje no Brasil temos 47,2 milhões de jovens e a conectividade ainda é um problema de muitos, então toda vez que sou convidada para entregas como essa, fico extremamente feliz, porque essa é uma política pública que permite que os jovens sejam inseridos na 4° Revolução Industrial, e eu, na qualidade de secretária Nacional da Juventude, agradeço todo o empenho que a Sejuv tem dado na implementação desses espaços aqui no Distrito Federal”, declarou.

Para a diretora Lindonor, essa parceria veio no momento certo. “Todos sabem das dificuldades que as escolas do campo enfrentam no dia a dia e ser beneficiado com esse projeto é uma conquista muito importante tanto para os alunos, como para a comunidade. Quero agradecer a Secretaria de Juventude e a Administração da Fercal pela iniciativa e disponibilidade em nos oportunizar essa conquista. Esse é o primeiro passo para atender a carência de acesso aos meios tecnológicos que ainda existe na zona rural”, agradeceu.

Por fim, o administrador da RA, Fernando da Silva, elogiou a integração promovida pelo Governo do Distrito Federal. “Antes, a educação era uma preocupação apenas da Secretaria de Educação, e hoje temos esse exemplo da Sejuv trabalhando em conjunto com a administração local em benefício não somente da juventude, mas da comunidade como um todo”, pontuou.

*Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA