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Feira em Planaltina celebra desempenho do artesanato no DF

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O artesanato do Distrito Federal fecha o ano de 2021 com grandes êxitos. Mesmo com a pandemia de coronavírus, os artistas manuais conseguiram um desempenho muito bom nas atividades como feiras, exposições e nas lojas de comercialização de produtos.

Para celebrar esta conquista, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Administração Regional de Planaltina, promove uma feira de rrtesanato naquela região administrativa para encerrar o bom ano do segmento no DF.

Secretária Vanessa Mendonça e o administrador regional de Planaltina Célio Rodrigues juntos em nova parceria pelo artesanato | Foto: Claudio Berger Setur-DF

“Precisamos incentivar nossos artesãos e proporcionar espaços para que eles possam apresentar, vender seus produtos e fazer network. Convidamos e contamos com a presença de todos para prestigiar esses artesãos que fazem com as mãos verdadeiras obras de arte”Célio Rodrigues, administrador de Planaltina

“Estivemos em feiras nacionais e internacionais importantes, consolidamos nossas lojas nos shoppings Pátio Brasil e Alameda, inauguramos a Casa do Artesão de Brazlândia e agora concluímos a licitação para a restauração da Casa do Artesão de Planaltina”, comemora a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Para o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, o artesanato é uma forma de atração turística das mais importantes. “Temos artesãos incríveis em nossa cidade”.

“Precisamos incentivar nossos artesãos e proporcionar espaços para que eles possam apresentar, vender seus produtos e fazer network. Essa feira será um ótimo espaço para isto. Temos certeza que será um evento muito bom. Convidamos e contamos com a presença de todos para prestigiar esses artesãos que fazem com as mãos verdadeiras obras de arte”, disse o administrador.

A Feira do Artesanato de Planaltina é a primeira de uma série de eventos de promoção do artesão do DF programados para 2022. A estrutura montada no estacionamento da administração regional conta com 700 metros quadrados em área coberta, onde estão afixadas 7 tendas de dez metros cada uma.

Os artesãos ocuparão estandes de cerca de 6 metros quadrados, organizados em ruas, com 40 espaços de exposição. Além disso, haverá uma programação voltada para a população com cantata de natal e apresentação de artistas locais. Para as crianças, será erguida uma brinquedodeca com infláveis.

Secretária Vanessa Mendonça com a artesã Dadá, em Planaltina | Foto: Cláudio Berger/Setur

Hoje, o DF soma 15.514 artesãos cadastrados na Setur, o que promove uma movimentação anual de cerca de R$ 160 milhões com a comercialização dos produtos em lojas, pontos de vendas e feiras, de acordo com análise por amostragem realizada pela Pdad-Codeplan

Vanessa Mendonça destaca o estímulo ao empreendedorismo e a regionalização, por meio das feiras de artesanato. “Quando levamos os eventos para as regiões administrativas, estamos reforçando o regionalismo, a preservação das culturas locais, a formação, o incentivo da mentalidade empreendedora e da capacitação. E todas essas ações fazem parte dos projetos que consolidamos e apoiamos aqui na Secretaria de Turismo. Isso fortalece a cadeia produtiva, bem como a comercialização dos produtos artesanais que divulgam a nossa capital”, afirma a secretária.

Este ano, o artesanato de Brasília movimentou R$ 870 mil em vendas. Somente em dezembro, até agora, foram, R$ 246 mil. “Desde janeiro de 2019, abrimos 1.618 postos de trabalho pelo artesanato”, informa Vanessa Mendonça. Ela destaca que o segmento é um forte gerador de renda no DF e que famílias inteiras tiram seu sustento dessa arte manual.

“São 2.249 carteiras nacionais de artesãos emitidas em três anos”, destaca a secretária, ao comemorar a média de duas qualificações diárias de artesãos, nesse período. Hoje, o DF soma 15.514 artesãos cadastrados na Setur, o que promove uma movimentação anual de cerca de R$ 160 milhões com a comercialização dos produtos em lojas, pontos de vendas e feiras, de acordo com análise por amostragem realizada pela Pdad-Codeplan.

“Também conseguimos um caminhão para o artesanato, a duras penas. E neste ano fechamos o mês de dezembro com mais um caminhão. Inclusive levamos 9 artesãos para Olinda (PE) com seus produtos recolhidos em suas casas e transportados para a Fenearte, que é a maior feira de artesanato da América Latina”, ressalta a Secretária de Turismo do DF. O mesmo foi feito para Belo Horizonte (MG), na 32ª Feira Nacional do Artesanato. “Foram duas feiras nacionais ao mesmo tempo, em estados distantes daqui, mas com a Setur garantido a infraestrutura e o transporte”, completa Vanessa Mendonça.

Outros números do artesanato do DF:

– 2.249 carteiras de artesãos emitidas entre 1/1/2019 e 21/12/2021;
– 1.618 artesãos beneficiados nas ações (feiras e exposições) e lojas entre 1/1/2019 e 21/12/2021;
– 7 feiras nacionais entre 1/1/2019 e 21/12/2021;
– 91 feiras locais entre 1/1/2019 e 21/12/2021;
– R$ 2.256.700,98 é o valor em vendas entre 1/1/2019 e 21/12/2021

Serviço

Feira do Artesanato de Planaltina
28 e 29/12, das 9 às 21h
Estacionamento da Administração Regional
Entrada franca

*Com informações da Setur

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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