Geral

Exposição valoriza memória de cartazes de filmes brasilienses

Publicado

em


No clima do 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lançou, nesta sexta-feira (10), no foyer do Cine Brasília, a exposição “Brasília em Cartaz”. A mostra visa resgatar e preservar a memória da produção e design de cartazes de filmes brasilienses exibidos no mais importante evento cinematográfico dedicado exclusivamente ao cinema nacional, o FBCB.

A mostra visa resgatar e preservar a memória da produção e design de cartazes de filmes brasilienses exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro | Fotos: Hugo Lira/Ascom-Secec

Durante solenidade para convidados na quinta-feira (9), a exposição reuniu cineastas, personagens e autoridades, que puderam apreciar as obras que simbolizam uma relevante síntese da história cultural do Distrito Federal. A exposição fica aberta à visitação até 31 de janeiro de 2022.

Com registros históricos de filmes que passaram pela telona da sala de projeção, a mostra conta com 20 pôsteres de produções que fizeram parte do Festival de Brasília ao longo de sua trajetória. Com a presença de cineastas e personagens marcantes do cinema do Distrito Federal, as cores, letras e design dos cartazes remetem aos mais diversos gêneros, estilos e momentos da sétima arte.

Rodrigo Torres, Bartolomeu Rodrigues e Newton Lima

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, acredita que a iniciativa resgata registros da trajetória do cinema brasiliense em um momento muito especial. “Com certeza, a partir desse símbolo de resgate, tenho o sentimento de retomada do nosso cinema, o que nos deixa orgulhosos e com a sensação de um bom bairrismo, que Brasília será a capital do cinema nacional em 2022”, celebrou.

Com um grande simbolismo da história cultural do Distrito Federal, as obras expostas nas paredes do foyer do cine representam a forma mais tradicional de divulgação de filmes, servindo como peça publicitária da atividade cinematográfica. O público cinéfilo poderá conferir a evolução das influências futuristas, cubistas, e tecnológicas que garantiram o fortalecimento dos cartazes de cinema.

“No cinema, o cartaz é ferramenta fundamental para fomentar no espectador o desejo de conhecer a obra fílmica, estimulando sua imaginação. Frequentemente adquiridas como objetos de coleções individuais ou institucionais, as peças gráficas integram o panorama multidisciplinar da cultura cinéfila”, ressalta Rodrigo Torres, um dos curadores da exposição.

Promovida pela Coordenação do Audiovisual da Secec, de responsabilidade da Subsecretaria de Economia Criativa, a organização da mostra também envolveu a comunidade do cinema da capital, cineastas, personagens e designers gráficos, que puderam relembrar a composição de cada peça que anunciava um novo filme em cartaz, que seria exibido em um dos mais longevos e emblemáticos festivais do país.

A subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, ressalta que Brasília é patrimônio cultural da humanidade e não poderia deixar de homenagear a memória do cinema brasiliense. “Pelo segundo ano propomos esta exposição, que simboliza o trabalho da Secec de resgate da história cultural e cinematográfica dos brasilienses”, completa.

Cada cartaz, uma história

Responsável pelo trabalho de pesquisa cronológica das produções de audiovisual, o curador Newton Lima conta que cada cartaz reflete uma época, um momento político, tecnológico e uma representatividade marcante para o cinema brasileiro. Próximo ao seu filme e cartaz favorito, “Meteorango Kid – 1969”, Lima garante que cada pôster carrega uma fase evolutiva da história do cinema e da sociedade.

Maria Luiza da Silva

“A gente tem exemplo de cartazes que remetem desde ao sertão, ao repente e à diversidade cultural do Brasil, até os mais modernos em termos de criação e comunicação moderna de anunciar filmes em grandes festivais, exibidos em um dos mais importantes e pensantes cinemas da cidade, o Cine Brasília”, afirma o curador.

Maria Luiza da Silva é a primeira transexual reconhecida na história das forças armadas brasileiras. De frente para o cartaz do filme que conta a história de sua vida, Maria rememora sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica presente e resistente em Brasília. “Este cinema representa muito para o Distrito Federal e essa recordação traz à tona todo o momento de muito carinho e acolhimento que tive durante a exibição do meu filme no festival, em 2019”, lembra Maria Luiza.

Glória Teixeira

Magia, mistério e a personalidade de uma mulher de fibra foram características que a cineasta Glória Teixeira quis transmitir no cartaz do premiado documentário “Dulcina”. “No início, a ideia era produzir um documentário sobre a vida e obra da atriz e diretora, mas ao longo das gravações, percebi que estávamos falando também sobre os maiores ícones da história do teatro brasileiro. Esse cartaz representa todos os alunos e os que puderam conviver com a força de Dulcina de Moraes”, revela Glória.

Exposição “Brasília em Cartaz”

  • Visitação de 10 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2022.
  • Local: Foyer do Cine Brasília
  • Dias: Segunda-feira a sábado
  • Horário: das 14h às 18h
  • Acesso gratuito

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA