Geral

Estudantes do Setor Habitacional Água Quente recebem cartões do Passe Livre

Publicado

em


Estudantes da escola CED Myriam Ervilha no Setor Habitacional Água Quente, que utilizam o transporte público coletivo, receberam, na própria escola, os cartões do Passe Livre Estudantil (PLE).

A emissão e entrega dos cartões foram providenciados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, em parceria com o BRB Mobilidade, atendendo à solicitação da Coordenação da Regional de Ensino do Recanto das Emas.

A emissão dos cartões foi solicitada diretamente à Semob devido à retomada das aulas presenciais. A maioria dos estudantes de Água Quente não dispunha do cartão do PLE e alguns alunos estavam com cadastro desatualizado.

Os alunos usam o transporte público, mas muitos ainda não haviam feito o cadastro para receber o Passe Livre Estudantil  | Foto: Divulgação/Semob

São crianças e adolescentes com pouco mais de 10 anos de idade que moram em diversos condomínios de Água Quente, a quase 30 km do Recanto das Emas. A maior dificuldade era ter de se deslocar para retirar o cartão em um posto de atendimento.

A escola CED Myriam Ervilha atende estudantes do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. A maioria mora a 2 quilômetros de distância, mas há alunos que moram longe – até 9 quilômetros da escola.

Os alunos usam o transporte público, mas muitos ainda não haviam feito o cadastro para receber o Passe Livre Estudantil. Após os contatos com a Semob, a escola criou espaço para ajudar e orientar os pais e os alunos.

“Nós criamos um espaço na escola para atender os estudantes que não conseguiam fazer o cadastro pelo link que foi disponibilizado”, explicou o diretor escolar José Aldias Serra.

Segundo ele, mais de 40% dos alunos que receberam os cartões nesta semana fizeram o cadastro com ajuda da escola, porque têm limitações de acesso à internet ou porque não souberam completar o procedimento. “A escola, a Semob e o BRB facilitaram o acesso aos cartões”, afirmou.

A servidora Maria Elisabete Ribeiro tem três filhos que estudam na escola CED Myriam Ervilha. “Conheço a realidade dos estudantes e posso dizer que esta ação foi importante, pois muitos alunos não possuem o passe livre exatamente pela dificuldade de ir até um ponto fazer o cadastro ou retirar o cartão. Para o meu primeiro filho, por exemplo, meu marido teve de ir até a Galeria do Estudante, no Plano Piloto, para retirar o cartão. Desta vez, o cartão foi entregue aqui na escola”, explicou. Os cartões dos filhos de Elizabete foram entregues pelo diretor José Aldias.

A ação na escola de Água Quente durou dois dias. A princípio, seriam entregues 245 cartões, mas logo no primeiro dia, quinta-feira (2), os servidores da Semob e do BRB Mobilidade auxiliaram outros 18 estudantes a preencherem o cadastro.

A quantidade total subiu para 263 cartões entregues durante a ação que foi concluída nesta sexta-feira (3). Os estudantes que desejarem fazer o cadastro do PLE futuramente poderão retirar seus cartões no posto Na Hora de Taguatinga, que fica localizado na QS 03 lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul.

A subsecretária de controle de gratuidades da Semob, Stephanie Ingrid Amaral, destacou o empenho da Secretaria e do BRB Mobilidade para atender aos usuários de transporte coletivo.

“Devido à grande quantidade de alunos que precisavam do benefício em Água Quente, deslocamos uma equipe de servidores da Semob e operadores do BRB Mobilidade para atender essa demanda”, explicou. Segundo Stephanie, sempre que houver solicitações de regionais de ensino, a Secretaria poderá realizar ações semelhantes.

*Com informações da Semob

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA